IMPLANTAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE NO ‘CHÃO DE FÁBRICA’

ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA BRASILEIRA

Autores

  • André Ferreira
  • Paulo Eduardo Oliveira Gimenez

Palavras-chave:

TRABALHO EM EQUIPE, MODELOS DE GESTÃO., GESTÃO DE PESSOAS.

Resumo

Este é um estudo de caso de caráter descritivo e exploratório, que analisa a concepção, implantação e os primeiros resultados do projeto Equipes de Alta Performance, implantado na linha de produção de três unidades metalúrgicas de uma indústria brasileira de grande porte, bem como apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada junto a operadores e líderes de produção de uma das unidades que participam deste projeto. Os resultados da pesquisa exploratória são bastante positivos, com destaque para: (i) o trabalho em equipe aumenta a autonomia para tomada de decisão, (ii) estimula a apresentação de idéias, (iii) melhora os resultados operacionais. O item que apresentou avaliação negativa foi a participação da área Recursos Humanos no projeto. A partir destes resultados pode se afirmar que, no âmbito desta amostra: (i) é relevante o potencial do trabalho em equipe no chão de fábrica para a melhoria dos resultados organizacionais, (ii) apesar de grande parte da literatura ter sido desenvolvida por autores internacionais, os resultados demonstram que há um alinhamento entre os conceitos apresentados na revisão bibliográfica e as percepções dos participantes da pesquisa e (iii) os resultados também indicam a necessidade de uma participação mais efetiva da área de Recursos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Ferreira

Doutor em Políticas Públicas, atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal Fluminense.

Paulo Eduardo Oliveira Gimenez

Especialista em Finanças, atualmente é Professor na área de Contabilidade e Finanças da Universidade Severino Sombra e do Centro Universitário de Barra Mansa.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Ferreira, A., & Gimenez, P. E. O. (2017). IMPLANTAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE NO ‘CHÃO DE FÁBRICA’: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA BRASILEIRA. Revista Vianna Sapiens, 5(2), 27. Recuperado de https://viannasapiens.emnuvens.com.br/revista/article/view/128