O Ministério Público Federal e a competência da Justiça Federal:

uma análise da atuação ministerial na tutela coletiva como elemento fixador da competência jurisdicional

Autores

  • Bernardo Meyer Cabral Machado

Palavras-chave:

Direito Processual Civil, Processo coletivo, Ministério Público Federal, Competência.

Resumo

O presente artigo buscará delinear os critérios de fixação de competência quando o Ministério Público Federal está presente no processo coletivo, buscando de um lado demarcar a competência da Justiça Federal, e de outro tornar efetiva a atuação do Parquet ante a relevância dos direitos coletivos na sociedade moderna. Insere-se, o presente trabalho, na problemática atual acerca da competência jurisdicional quando parte o Ministério Público Federal, sobretudo no tocante às ações coletivas. A metodologia utilizada baseou-se na análise da jurisprudência pátria e da legislação, em cotejo analítico com a doutrina no tema. Delineia-se a competência da Justiça Federal, exposto o paralelismo entre a distribuição dos órgãos ministeriais e a estrutura do Poder Judiciário e demonstrado a importância da atuação ministerial na defesa de direitos e interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos. Desse modo, perquire-se a possibilidade de o Parquet Federal demandar perante a Justiça Estadual. Assim, conclui-se que a simples presença do Ministério Público Federal no polo ativo de uma ação coletiva não é suficiente para se fixar a competência da Justiça Federal, podendo aquele órgão atuar perante a Justiça Estadual a fim de concretizar a proteção aos direitos transindividuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Meyer Cabral Machado

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Residente Jurídico no Curso Ênfase Instituto Jurídico. Advogado. E-mail: bernardomcm.adv@gmail.com Telefone: (32) 98875-7274 Endereço: Avenida Doutor Moacyr Siqueira, 270, Jardim do Sol, Juiz de Fora – MG.

Downloads

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Machado, B. M. C. (2017). O Ministério Público Federal e a competência da Justiça Federal:: uma análise da atuação ministerial na tutela coletiva como elemento fixador da competência jurisdicional. Revista Vianna Sapiens, 7(1), 34. Recuperado de https://viannasapiens.emnuvens.com.br/revista/article/view/183