MARKETING

a moda ensina como se faz

Autores

  • José Luiz Trinta USP/SP
  • Joyce Gonçalves Altaf
  • José Roberto Ribas EAESP/FGV
  • Irene Raguenet Troccoli PUC-RJ

Palavras-chave:

MODA, PRODUTO, MARCA, MARKETING

Resumo

O presente estudo buscou o entendimento da moda com enfoque no produto, prática mercantil que tem adquirido força e importância no contexto atual conforme, comprovam as referências às empresas, marcas e griffes do mercado de moda nacional. Com base em investigação teórica, a moda é conceituada e avaliada no campo mercadológico, sendo elaborados paralelos com as práticas de mercado. São verificadas as classificações, as decisões de marketing, do ponto de vista individual e das linhas e compostos de produto, o comportamento peculiar do ciclo de vida e o processo de desenvolvimento de novos produtos, revisado em comparação ao processo de criação e desenvolvimento de coleções. O estudo conclui que a moda é: sedutora, pelo aspecto hedônico na decisão de consumo; democrática, transitando do sofisticado ao popular; individualista, devido ao fenômeno da diferenciação marginal, com autonomia de gostos e escolhas pessoais e, um exemplo de eficaz utilização das estratégias de marketing.

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Biografia do Autor

José Luiz Trinta, USP/SP

Doutor em Administração de Empresas pela USP/SP, Professor do IBMEC/RJ

Joyce Gonçalves Altaf

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá Professora do Instituto Vianna Jr. e da Fundação Educacional Machado Sobrinho

José Roberto Ribas, EAESP/FGV

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, professor Adjunto da Escola Politécnica da UFRJ

Irene Raguenet Troccoli, PUC-RJ

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-RJ, professora da Universidade Estácio de Sá

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Publicado

2017-09-15

Como Citar

Trinta, J. L., Altaf, J. G., Ribas, J. R., & Troccoli, I. R. (2017). MARKETING: a moda ensina como se faz. Revista Vianna Sapiens, 1(1), 28. Recuperado de https://viannasapiens.emnuvens.com.br/revista/article/view/19

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