AVALIAÇÃO DO AMBIENTE PSICOSSOCIAL PROPÍCIO AO DESENVOLVIMENTO DO EMPREENDEDORISMO INOVADOR

OS VALORES E AS MOTIVAÇÕES DOS MICROEMPREENDEDORES DA CIDADE DE PENEDO – ALAGOAS

Autores

  • Sandro Alves de Medeiros

Palavras-chave:

VALORES HUMANOS, . EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO.

Resumo

O estudo busca associar o ambiente psicossocial propício ao empreendedorismo inovador aos valores individualistas de poder, realização, estimulação e independência, caracterizadores das necessidades de realização, poder e novidade, possivelmente presentes nos empreendedores de determinada sociedade, conforme preconizado na literatura. Por meio da escala PortraitsQuestionnaire, desenvolvida por Shalom H. Schwartzpara aferir sua teoria dos 10 tipos universais de valores humanos, o artigo levanta os valores predominantes em uma amostra de microempreendedores da cidade alagoana de Penedo. A análise fatorial exploratória sobre os dados identificou quatro tipos motivacionais latentes. Os resultados sugeriram ainda uma segunda estrutura subjacente às dimensões inicialmente identificadas, ensejando uma análise fatorial de segunda ordem. O perfil motivacional dos empreendedores, com base em seus valores humanos, revelou forte orientação para a coletividade, tradição e altruísmo, afastando os microempreendedores da amostra analisada das pré-condições psicossociais necessárias ao desenvolvimento do empreendedorismo inovador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Alves de Medeiros

Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Medeiros, S. A. de. (2017). AVALIAÇÃO DO AMBIENTE PSICOSSOCIAL PROPÍCIO AO DESENVOLVIMENTO DO EMPREENDEDORISMO INOVADOR: OS VALORES E AS MOTIVAÇÕES DOS MICROEMPREENDEDORES DA CIDADE DE PENEDO – ALAGOAS. Revista Vianna Sapiens, 5(2), 24. Recuperado de https://viannasapiens.emnuvens.com.br/revista/article/view/126

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)