AVALIAÇÃO DO AMBIENTE PSICOSSOCIAL PROPÍCIO AO DESENVOLVIMENTO DO EMPREENDEDORISMO INOVADOR
OS VALORES E AS MOTIVAÇÕES DOS MICROEMPREENDEDORES DA CIDADE DE PENEDO – ALAGOAS
Palavras-chave:
VALORES HUMANOS, . EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO.Resumo
O estudo busca associar o ambiente psicossocial propício ao empreendedorismo inovador aos valores individualistas de poder, realização, estimulação e independência, caracterizadores das necessidades de realização, poder e novidade, possivelmente presentes nos empreendedores de determinada sociedade, conforme preconizado na literatura. Por meio da escala PortraitsQuestionnaire, desenvolvida por Shalom H. Schwartzpara aferir sua teoria dos 10 tipos universais de valores humanos, o artigo levanta os valores predominantes em uma amostra de microempreendedores da cidade alagoana de Penedo. A análise fatorial exploratória sobre os dados identificou quatro tipos motivacionais latentes. Os resultados sugeriram ainda uma segunda estrutura subjacente às dimensões inicialmente identificadas, ensejando uma análise fatorial de segunda ordem. O perfil motivacional dos empreendedores, com base em seus valores humanos, revelou forte orientação para a coletividade, tradição e altruísmo, afastando os microempreendedores da amostra analisada das pré-condições psicossociais necessárias ao desenvolvimento do empreendedorismo inovador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.