Influenciadores digitais e virtuais nas redes sociais e o poder de influência na decisão de compra do consumidor final
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v15i1.978Palavras-chave:
Comportamento de consumo, Redes sociais, Influenciadores, AvataresResumo
Com o avanço da internet, o consumo na sociedade em rede passa por transformações significativas, permitindo que os indivíduos participem de forma ativa, resultando em experiências de consumo mais envolventes. A influência, essencial para relações econômicas, é impulsionada pela tecnologia. Agora, influenciadores tradicionais e avatares virtuais desempenham papéis cruciais no marketing, aprimorando a imagem das marcas e relacionamentos com consumidores. Sendo assim, este artigo tem como objetivo investigar o comportamento de compra dos consumidores, a partir das indicações e recomendações de marcas por influenciadores digitais e virtuais, visando comparar qual desses exerce maior poder de influência no processo do consumo. Para atender o objetivo proposto, adotou-se o método Exploratório e Descritivo e como procedimento técnico, optou-se pela realização de uma pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo, com uma amostra de 135 respondentes. Identificou-se, por meio desta amostra, que os influenciadores digitais (pessoas reais) são percebidos como mais confiáveis e influentes em comparação com os influenciadores virtuais (avatares). Isso reflete a valorização de conexões genuínas, algo que ainda não encontram nos avatares virtuais.
Downloads
Referências
AZEVEDO, B. A Lu do Magazine Luiza: conseguiria te influenciar? Seu Dinheiro, 2023. Disponível em:
https://www.seudinheiro.com/2022/magazine-luiza/a-lu-do-magazine-luiza-conseguiria-te-infl uenciar-bdap/. Acesso em: 02 set. 2023.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 1981.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, RJ: Editora Zahar, 2001.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, RJ: Editora Zahar, 2014.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
BEZERRA, S. Fim dos influenciadores digitais? Conheça a nova era do creator 2.0. São Paulo, SP: StartSe, 2023. Disponível em:
https://www.startse.com/artigos/qual-o-papel-do-criador-de-conteudo/. Acesso em: 25 abr. 2023.
CASAROTTO, C. Qual é o papel dos influenciadores de inteligência artificial na estratégia de Marketing Digital? Rock Content, 2021. Disponível em: https://rockcontent. com/br/blog/influenciadores-inteligencia-artificial/. Acesso em: 02 mai. 2023.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.
CONSTANTINIDES, E.; FOUNTAIN, S. J. Web 2.0.: Conceptual foundations and Marketing Issues. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, v. 9, p. 231-244, 2008. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1057/palgrave.dddmp.4350098. Acesso em: 03 jun. 2023.
CONTESTABILE, G. Lil Miquela, a influencer que tem 1,5 milhão de seguidores, mas não existe. BBC, 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-49917748. Acesso em: 25 set. 2023.
DIAS, V. “Não basta só o Marketing se orientar por dados. É preciso gerar soluções com estes dados”, diz Martha Gabriel, futurista e autora. Rock Content, 2022. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/entrevista-martha-gabriel/. Acesso em: 14 jun. 2023.
FAST COMPANY BRASIL. Apesar do TikTok, Instagram ainda é a rede social mais influente. Fast Company Brasil, 2023. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/news/ apesar-do-tiktok-instagram-ainda-e-a-rede-social-mais-influente/. Acesso em: 19 maio 2023.
FREBERG, K; GRAHAM, K; MCGOLDRICK, P. The rich get richer: online and offline social connectivity predicts usage of social media. Journal of Advertising Research, v. 51, n. 1, p. 38-52, 2010. Disponível em: https://mprcenter.org/review/freberg online-connectivity/. Acesso em: 20 jun. 2023.
FREIRE, M. A. 4 influenciadores virtuais com mais engajamento que pessoas reais. TechTudo, 2022. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/stories/2022/05/18/4-influenciadores-virtuais-com-mais-engaja mento-que-pessoas-reais.ghtml. Acesso em: 19 jun. 2023.
GABRIEL, M. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
GARCIA, C. Influenciadores digitais e a responsabilidade civil. Correio Braziliense, 2023. Disponível em:
https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2023/08/5120035-artigo-influenciadores-digita is-e-a-responsabilidade-civil.html. Acesso em: 20 set. 2023
GODIN, S. Marketing de permissão: transformando desconhecidos em amigos e amigos em clientes. São Paulo: Editora Campus, 2000.
KEMP, S. Digital 2023: Brazil. Data Reportal, 2023. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-brazil. Acesso em: 17 jun. 2023.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIPOVETSKY, G. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Companhia das Letras, 2008.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. Companhia das Letras, 2007.
LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
PACETE, L. G. Avatares e meta-humanos: diferenças e semelhanças das vidas no metaverso. Forbes Tech, 2021. Disponível em:
https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/12/avatares-e-meta-humanos-diferencas-e-semelhanca s-das-vidas-no-metaverso/. Acesso em: 04 abr. 2023.
PEÇANHA, V. O que é marketing digital? Marketing de Conteúdo, 2018. Disponível em: https://marketingdeconteudo.com/marketing-digital. Acesso em: 28 mar. 2023.
PERA, R.; VIGLIA, G.; FURLAN, R. Who am I? How compelling
self-storytelling builds digital personal reputation. Journal of Interactive Marketing, v. 35, p. 44-55, 2016. Disponível em:
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S109499 6815000614. Acesso em: 20 abr. 2023.
RESULTADOS DIGITAIS. Entenda o que é metaverso e veja exemplos de empresas que usam a tecnologia. Florianópolis: Resultados Digitais, 2022. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/metaverso/. Acesso em: 05 abr. 2023.
RODRIGUES, J. Tudo o que você precisa saber sobre redes sociais. Resultados Digitais, 2023. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais/. Acesso em :16 jun. 2023.
RUANO, E. A era da liquidez: parte IV (consumo líquido). La Parola, 2015.
Disponível em: https://laparola.com.br/a-era-da-liquidez-consumo-liquido. Acesso em: 13 mai. 2023.
SAFKO, L.; BRAKE, D. K. A bíblia da mídia social. São Paulo: Blucher, 2010.
SUHRAWARDI, R. Digital marketing strategy and the rise of the microinfluencer. Forbes, 2016. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/rebeccasuhrawardi/2016/08/30/ digital-marketing-strategy-and-the-rise-of-the-micro-influencer/?sh=6aa0f17e21c5. Acesso em: 13 jul. 2023.
TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. D. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2007.
VASCONCELOS, B. Influenciadores virtuais. Staloin, 2023. Disponível em: https://staloin.com.br/influenciadores-virtuais/. Acesso em: 07 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Vianna Sapiens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.