UM EXPERIMENTO SOBRE INTENÇÃO DE COMPRA E ATITUDE FRENTE A EMBALAGEM DE CONSUMIDORES DE COSMÉTICOS COM CERTIFICAÇÃO ECOLÓGICA

Autores

  • Laura Torres Mello
  • João Felipe Rammelt Sauerbronn

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v5iEspecial.145

Palavras-chave:

ATRIBUTO ECOLÓGICO, MARKETING AMBIENTAL, ATITUDE FRENTE À PROPAGANDA, INTENÇÃO DE COMPRA.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade abordar o tema marketing ambiental como estratégia para a comercialização de cosméticos ecologicamente corretos, bem como propor e testar um modelo estatístico para analisar os efeitos das estratégias de marketing ambiental sobre as atitudes e intenção de compra do consumidor. Para isso, investigamos o impacto de um argumento de caráter ecológico sobre atitudes relativas à embalagem e à intenção de compra. Dados foram coletados através de um estudo experimental com 100 estudantes de graduação do Rio de Janeiro. Ao concluir o experimento, verificou-se que os respondentes se mostraram indiferentes à presença de argumentos ecológicos em relação à embalagem e a intenção de compra. Podemos dizer que esta pesquisa é relevante ao proporcionar à comunidade acadêmica, profissional e às empresas uma melhor compreensão acerca das atitudes dos consumidores em relação a apelos ambientais em cosméticos.

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Biografia do Autor

João Felipe Rammelt Sauerbronn

Doutor em Administração (FGV). Mestre em Administração Pública (FGV). Graduado em Ciências Econômicas (UFRJ). Professor Adjunto do PPGA da Unigranrio.

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Publicado

2017-10-25

Como Citar

Mello, L. T., & Sauerbronn, J. F. R. (2017). UM EXPERIMENTO SOBRE INTENÇÃO DE COMPRA E ATITUDE FRENTE A EMBALAGEM DE CONSUMIDORES DE COSMÉTICOS COM CERTIFICAÇÃO ECOLÓGICA. Revista Vianna Sapiens, 5(Especial), 23. https://doi.org/10.31994/rvs.v5iEspecial.145