A IDENTIDADE ORGANIZACIONAL À LUZ DA PESQUISA ETNOGRÁFICA
Palavras-chave:
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL, ETNOGRAFIA, MÚLTIPLAS ABORDAGENS, PESQUISA PARTICIPANTEResumo
Desde 1980, tem havido significativas intensificações de debates na Teoria das Organizações sobre os impactos do dinamismo e a complexidade das conexões inerentes a globalização, além do grau em que as transformações interferem nos hábitos, valores e costumes tradicionais. Frente a esse panorama, a questão da identidade tem adquirido destaque nos estudos relacionados aos fenômenos sociais contemporâneos, mas aindase faz necessáriona academia pesquisas com posicionamentos epistemológicos que venham utilizar métodos que enfatizam a adoção da observação participante sob uma perspectiva interdisciplinar e não positivista. Dessa forma, o objetivo deste artigo é analisar a identidade organizacional por meio da aplicação da metodologia da etnografia. Para captar, compreender e apreender a diversidade do tema, os pesquisadores da Teoria das Organizações podem adotar o método da etnografia, para revelar “estruturas profundas” de múltiplos sentidos e significados relacionados com o tema da identidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.