AVALIAÇÃO DA CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS QUALITATIVOS E OS RESULTADOS DO ENEM DE INSTITUIÇÕES DE JUIZ DE FORA
Palavras-chave:
AVALIAÇÃO, ENSINO MÉDIO, PARÂMETROS QUALITATIVOSResumo
A organização da educação brasileira é apresentada em duas etapas: a primeira, composta pelo ensino infantil, fundamental e o médio e a segunda pelo ensino superior. O Exame Nacional do Ensino Médio é promovido pelo Governo Federal, através do INEP, para avaliar o desempenho dos concluintes do ensino médio e aferir o desenvolvimento de competências. Os resultados são apresentados em notas médias por escolas, com o ranking das escolas brasileiras, baseado no desempenho dos alunos no exame. Este artigo propõe uma análise dos aspectos qualitativos de algumas instituições do município de Juiz de Fora/MG, agrupadas em três faixas de classificação, conforme dados do ENEM 2008. Esta pesquisa avaliou os recursos físicos e humanos e as estratégias pedagógicas através de uma pesquisa com as instituições selecionadas. No final, são apresentados os itens avaliados e a análise da correlação do desempenho dos alunos no ENEM, com os parâmetros associados à instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapiens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.