Implementação do planejamento estratégico [S&OP] no mercado de sementes de soja
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v13i1.886Palavras-chave:
Descartes, Custo, DFA, AgronegócioResumo
O principal objetivo do presente estudo foi detalhar a implementação do processo de S&OP em uma empresa multinacional do segmento de sementes de soja, onde além de enfrentar as imprevisibilidades intrínsecas ao agronegócio, sofre com o reduzido “shelf-lifed” de seus produtos, uma vez que caso haja sobra material de uma safra para outro. A fim de comparar o plano de produção antes e após a implementação do processo de S&OP, o indicador DFA foi utilizando, sendo calculado em cada um dos cenários e comparado ao final do trabalho. Foi observado uma melhora de 51 pontos percentuais no indicador, tendo um resultado de assertividade de 89 % após a implementação do processo. Embora tenha sido encontrado resultados satisfatórios ao longo de estudo, comparando esses resultados com o praticado no mercado, de 94 %, foi observado que o processo ainda tem espaço para evoluir, como alternativa, análises estatísticas poderiam ser utilizadas.
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