Satisfação de clientes de e-commerce

um estudo de caso na indústria cervejeira

Autores

  • Leonardo Vaz de Melo Caires CEFETMG
  • Italo Brener carvalho CEFETMG

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v15i1.976

Palavras-chave:

Retenção de clientes, Valor do cliente, Canais on line, Marketing digital.

Resumo

Este estudo de caso avalia a satisfação dos clientes com uma microcervejaria, denominada XXX Bier, analisando a Expectativa, Navegabilidade, Retenção, o engajamento um e-commerce. A temática é considerada atual para o contexto de marketing digital e de relacionamento com o cliente por meio das redes sociais. O instrumento de pesquisa é baseado nos construtos apresentados e foi aplicado na base de clientes da empresa, alcançando um n = 433. Destaca-se como resultados a proposição de melhorias operacionais e estratégicas do e-commerce da empresa, principalmente voltadas para (1) a melhorar a retenção de clientes, (2) na criação valor do cliente e também (3) na criação de laços com a empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, E. B.; BARBOZA, M. M.; ROLON, V. E. K.. Marketing de relacionamento: como construir e manter relacionamentos lucrativos?. 1 ed. Curitiba: InterSaberes, 2014.

ANDERSON, E. W.; FORNELL, W,; LEHMANN, D. R.. Customer Satisfaction, Market Share, and Proftability: Findings from Sweden. Journal of Marketing, v. 58, n. 3, p. 53-66, 1994.

AMARAL, Sueli A. Marketing da informação: entre a promoção e a comunicação integrada de marketing. Informação & Sociedade, v. 18, n. 1, p. 31-44, 2008. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/13455. Acesso em: 18/08/2021.

BRASIL. Lei n° 13.709, de 14 de agosto de 2018, dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei n° 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internt).

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Anuário da cerveja: 2020. Secretaria de Defesa Agropecuária. Brasília: MAPA/DAS, 2021.

BLATTEBERG, Robert C.; DEIGHTON, John. Manage Marketing by the Customer Equity Test. Harvard Business Review, v. 74, n.4, p. 136-144, July/August, 1996.

CERVO, Amado L; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de vendas: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

COZBY, Paul C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

DA ROCHA, André L. P. Por que o WhatsApp? Uma análise comparativa do processo de adoção de um meio de comunicação instantâne móvel. Tese de Doutorado. PUC-Rio. 2016. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/33793/33793.PDF. Acesso em: 21/08/2021.

DASH, Ganesh; KIEFER, Kip; PAUL, Justin. Marketing-to-Millenials: Marketing 4.0, customer satisfaction and purchase intention. Journal of Business Research, v.122, p. 608-620, 2021.

DE REZENDE, Adriano Alves; MARCELINO, José Antônio; MIYAJI, Mauren. A reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receita na pandemia de covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 6, p. 53-69, 2020. Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/113/111. Acesso em: 21/08/2021.

DE SENA, Jose Airton Neres. A busca pela satisfação do cliente: reflexões sobre as aplicações e limitações da ferramenta Net Promoter Score. Orientador: Plinio Rafael Reis Monteiro. Monografia (especialização). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/38466. Acesso em: 02/11/2021.

DRUCKER, Peter. Administrando para obter resultados. 3 ed. São Paulo: Cengage Learning, 1998.

ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar em Revista, p. 181-191, 200.

ERRAGCHA, Nazha; ROMDHANE, Rabiaa. New Faces of Marketing In The Web: From Marketing 1.0 To Marketing 3.0. Journal of Research in Marketing, v. 2, n. 2, p.137-142, 2014.

FADER, Peter; TOMS, Sarah. The Customer Centricity Playbook: Implement a Winning Strategy Driven by Customer Lifetime Value. 1 ed. Philadelphia: Wharton Digital Press, 2018.

FISHER, N. I.; KURDUPLESKI, R. E.. Good and bad marketing research: A critical review of Net Promoter Score. Applied stochastic Models in Business and Industry, v. 35, n. 1, p. 138-151, 2018.

FORTUNATO, Graziela; OTUZI, Roberto. Satisfação do Consumidor, Rentabilidade e Valor ao Acionista. In: XXVII Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://legado.fucape.br/_public/producao_cientifica/2/MKT91-%20Roberto%20Otuzi.pdf>. Acesso em 30 jul 2021.

GASTAL, F.; LUCE, F. B. A influência da satisfação e dos custos de mudança na lealdade do cliente. Porto Alegre, 2005. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4786/000460085.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Pauo: Atlas, 2008.

GILIOLI, Rosecler; GHIGGI, Taís. E-commerce: reflexões sobre estratégias e desafios. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 11, n.2, jul/dez, 2020. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/REGS/article/view/10345/7627. Acesso em: 17/08/2021.

GOMES, M.; KURY, G.. A Evolução do Marketing para o Marketing 3.0: O Marketing de Causa. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Mossoró – RN, 2013. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2013/resumos/R37-0945-1.pdf. Acesso em: 10/08/2021.

IBRC. Ranking Nacional de Atendimento ao Cliente, 2019. Disponível em: https://ibrc.com.br/ranking/. Acesso em: 30/11/2021.

JINDAL, G.; UPADHYAY, D.; JHA, A.. Whatsapp chatbot. Technical report, EasyChair, n. 3642, 2020. Disponível em: https://yahootechpulse.easychair.org/publications/preprint_download/XQVn. Acesso em: 18/08/2021.

JORGE, Ana Luisa. Implementação e avaliação de um canal de e-commerce: um estudo de caso no setor de cervejas artesanais. Orientador: Ítalo Brener de Carvalho. TCC (Graduação) – Curso de Administração, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermanwan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: From Products to Customers to the Human Spirit. 1 ed. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc., 2010.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermanwan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital. 1 ed. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc., 2016.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermanwan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0: technology for humanity. 1 ed. Hoboken: Wiley, 2021.

KUNSCH, Margarida. A comunicação estratégica nas organizações contemporâneas. Media & Jornalismo, v. 18, n. 33, 2018. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_33_1/4924. Acesso em: 16/08/2021.

KUNSCH, Margarida. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y Pensamiento, v. 26, n. 51, p. 38-51, 2021.

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen. Marketing de Serviços. 5. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MAIA, Bruno; OLIVEIRA, Marco; FUTAMI, Andre. Inovação nos Canais de Comunicação Como Forma de Comercialização. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 11, n.4, set/dez, 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/287189161.pdf. Acesso em: 16/08/2021

MONTARDO, Sandra Portella; ARAÚJO, Willian. Performance e práticas de consumo online: ciberativismo em sites de redes sociais. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. 20, n.2, p. 473-494, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/13078. Acesso em: 14/08/2021.

NAGLE, Thomas, T; HOGAN, John, E. Estratégias e Táticas de Preço: um guia para crescer com lucratividade. 4 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

ORGDEN, James; CRESCITELLI, Edson. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

PEREIRA, B. C. S.. Implementação e mensuração da estratégia de orientação para o mercado. In: VIII Seminário de Administração – SemeAd, Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP. São Paulo: Anais do SemeAd, 2005.

REINARES, Pedro; PONZOA, José. Marketing Relacional: Un nuevo enfoque para la seduccíon y fidelización des cliente. 2 ed. Madri: Financial Times Prentice Hall, 2004.

RESE, Mario. Relationship Marketing and Customer Satisfaction: An Information Economics Perspective. Marketing Theory, v. 3, n. 1, p. 97-117, 2003.

ROCA, Ricardo; SZABO, Viviane. Gestão do Relacionamento com o cliente. 1 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ROCHA, Frederico Rafael Vargas et al. La relación entre la confianza y el compromisso y sus efectos em la lealtad de marca. Revista de métodos cuantitativos para la economia y la empresa, v. 29, p. 131-151, 2020.

SALLES, Me Claudia Maria Sodero. Transformação Digital em Tempos de Pandemia. Revista Estudos e Negócios Academic, v. 1, n.1, p. 91-100, 2021. Disponível em: http://portalderevistas.esags.edu.br:8181/index.php/revista/article/view/22/19. Acesso em: 17/08/2021.

SANTOS, Christiano. Melhores Práticas em Marketing Digital para E-commerce. Especialização em Gestão de Negócios, Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo, 2013. Disponível em: http://computacao.gigamundo.com/wp-content/files/___melhores-praticas-em-marketing-digital-para-ecommerce.pdf. Acesso em: 18/08/2021.

SCHNEIDER, Eduarda Maria; FUJII, Rosangela; CORAZZA, Maria Júlia. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p.569-584, 2017.

SEBRAE. 1° Censo das Cervejas Independentes Brasileiras. Brasilia: Sebrae, 2019. Disponível em: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Censo-cerveja-geral2-v3-1.pdf. Acesso em 21/08/2021.

SINDICERV. O setor em números. Sindicerv, 2020. Disponível em: https://www.sindicerv.com.br/o-setor-em-numeros/. Acesso em: 21/08/2021.

TRAN, Trang P. Personalized ads on Facebook: An effective marketing tool for online marketers. Journals of Retailing and Consumer Services, v. 39, p. 230-242, 2017.

Downloads

Publicado

2024-08-02

Como Citar

Caires, L. V. de M. ., & carvalho, I. B. (2024). Satisfação de clientes de e-commerce: um estudo de caso na indústria cervejeira. Revista Vianna Sapiens, 15(1), 27. https://doi.org/10.31994/rvs.v15i1.976