Arquivos - Página 2

  • Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2012
    v. 3 n. 2 (2012)

    EDITORIAL 

    Com o propósito de divulgar os conhecimentos produzidos nas áreas de Administração, Direito e Economia, a revista “Vianna Sapiens” apresenta artigos que buscam compreender os fenômenos desses respectivos campos do saber. Seguindo sua proposta editorial, os artigos publicados foram submetidos e avaliados por pareceristas pertencentes ao corpo editorial da revista.

    A primeira seção apresenta cinco artigos da área de Direito. O primeiro trabalho, de autoria de Aurélio Cassali, visa apresentar e debater as principais questões sobre o assédio moral no direito do trabalho.  A seguir, Gustavo Martins e Tatiana Bellotti Furtado apresentam uma reflexão sobre o direito constitucional à saúde, no que se refere ao fornecimento gratuito de medicamentos especializados pelo Estado. Dando continuidade à discussão sobre os fenômenos do Direito, Edson Camara de Drummond Alves Júnior apresenta um tema polêmico, discutindo até que ponto a OAB tem a capacidade de verificar se o candidato detém a capacidade para o exercício da advocacia. O artigo das autoras Andréa Rodrigues de Oliveira Munhoz e Karen de Oliveira Munhoz aborda o Direito do Trabalho, discutindo o significado da expressão “princípio”, verificando a função do referido conceito no âmbito jurídico geral e no âmbito justrabalhista.  Esta seção é encerrada com o estudo de Laís Botelho refletindo sobre a jurisdição e os meios alternativos de resolução de conflitos, 
    com ênfase na mediação.

    Na segunda seção, são apresentados três artigos na área Administração e um no campo da Economia. Os autores Márcio Pitzer e Antônio Magalhães da Silva analisam se as empresas brasileiras de capital aberto com níveis diferenciados de Governança Corporativa (classificados pela Bovespa) possuem maior valorização de suas ações no mercado à vista da Bovespa do que as que não possuem. Continuando a discussão sobre a gestão nas empresas, o artigo de autoria de João Paulo Nascimento e Frederico Alvim Assis demonstra que práticas sustentáveis praticadas pelas empresas estudadas correspondem 
    a investimentos que promovem vantagens competitivas. Júlio Cândido Meirelles Júnior apresenta uma discussão sobre as políticas públicas para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) analisando  em que medida a formação das APLs e das políticas formuladas e dirigidas para que esta tecnologia de formação de grupos empresariais alinhados aos processos inovativos são ações permanentes. Esta seção é encerrada com o artigo da área de economia denominado “Leis de kaldor em Minas Geraisuma análise do painel espacial de 2000-2007 por GMM”, de autoria de Pedro Marinho Turolla e Marco Antônio Silveira de Almeida, que analisam o papel desempenhado pelo setor industrial para o crescimento de toda a economia do estado de Minas Gerais.

    Para finalizar, agradecemos a todos que contribuíram para que essa edição se concretizasse, em especial, aos autores e pareceristas! Desejamos a todos uma boa leitura. 

    Rachel Zacarias e Joyce Altaf

    Editoras 

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2012
    v. 3 n. 1 (2012)

    EDITORIAL 

    É com grata satisfação que compartilharmos com a comunidade acadêmica  mais um número da Revista “Vianna Sapiens”. Este número apresenta algumas novidades, uma nova parceria na editoria, com as prof. Rachel Zacarias e Joyce Altaf,  novo visual e uma proposta editorial com apenas duas seções. Uma voltada para a área de Direito e outra, para área de  Administração e Economia.

    A primeira seção desse número apresenta cinco artigos na área de Direito. O primeiro artigo, de Carlos Eduardo Paletta Guedes, reflete sobre a imparcialidade do juiz em seus múltiplos aspectos, com enfoque em seu tratamento filosófico, normativo e sua interface com o instituto da discricionariedade judicial.  A seguir, Marina Ferreira Fonseca, analisa como a penhora on-line pode ser usada como instrumento para dar eficácia ao provimento jurisdicional. A discussão sobre a limitação dos juros bancários após a emenda consitucional n. 40 de 2003 é realizada por Maria Olívia Ramos Bonfá. Já Zamira Mendes Vianna, faz uma discussão sobre os direitos sociais e os limites de sua eficácia. Para finalizar essa seção, Yussef Daibert Salomão de Campos, apresenta como três cinemas da Zona da Mata Mineira passaram por três diferentes apropriações pelos poderes públicos municipais. Dois deles em Juiz de Fora – Excelsior e Cine Teatro Central; e um em Cataguases – Cine Edgard.

    A segunda seção, são apresentados quatro artigos da área Administração que tratam de assuntos diversos. O primeiro artigo, de Ana Carolina Corrêa, discute como incorporar a educação em direitos humanos na aprendizagem organizacional, por meio dos treinamentos e das práticas cotidianas desenvolvidas nas empresas. A seguir, os autores, Richard Medeiros de Araújo, Fabrício Pereira Gomes e Alba de Oliveira Barbosa Lopes, analisam as contribuições da pesquisa quantitativa e qualitativa para o campo das organizações. A discussão sobre a Rotatividade nas organizações, as causas dos desligamentos voluntários em uma empresa de serviços de Juiz de Fora é discutido por Kiane Paola Nascimento, Débora Vargas Ferreira Costa, Joyce Gonçalves Altaf e Douglas Ribeiro de Castro.

    Desejamos à todos uma boa leitura e até o próximo número!

    Rachel Zacarias 
    Joyce Altaf

    Editoras

  • Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2011
    v. 2 n. 2 (2011)

    EDITORIAL 

    Organizada por Cristiano Szymanowski e Joyce Gonçalves Altaf, editores e membros do conselho editorial científico da revista e professores das Faculdades Integradas Vianna Júnior, a Revista Vianna Sapiens apresenta a ediçao v.2 n.2 com a publicação de artigos dos cursos de Administração, Direito, Economia e Gestão Ambiental.


    Seu objetivo, enquanto revista interdisciplinar, é proporcionar, aos leitores, acesso aos artigos produzidos por pesquisadores das referidas áreas que abordam temáticas relevantes para a academia. Isto foi afinal alcançado nesta edição, onde contamos com a participação de pesquisadores de renome nacional, além de professores e de egressos da instituição.

    Dentre os temas abordados destacam-se questões como o estudo da gestão da satisfação e da fidelidade do cliente de uma instituição de ensino superior, e o estudo de uma marca indicando-lhe a existência enquanto promessa publicitária que agrega valor mercadológico a um grande úmero de produtos e serviços. Também são dignos de nota trabalhos que trazem indicadores de desempenho na gestão de operações da saúde suplementar, além de um estudo sobre a mediação enquanto meio alternativo de solução de conflitos, um estudo filosófico sobre a justiça, reportamos ainda uma análise sobre a evolução histórica do processo civil e por derradeiro visualizamos a proteção dos direitos humanos no âmbito internacional.

    Acreditamos que, com essa nova edição, estamos mantendo acesa a importância e o incentivo à pesquisa acadêmica, tão relevante para nossa instituição e para o desenvolvimento científico do País.

    "Agradecemos aos autores, aos pareceristas e aos membros da Comissão Editorial pela colaboração no decorrer dessa edição. Desejamos a todos boa leitura.

    Os editores.

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2011
    v. 2 n. 1 (2011)

    Editorial

    Seguindo a sua proposta editorial, o presente número da revista “VIANNA SAPIENS” apresenta artigos nas áreas de Administração, Direito, Economia e Gestão Ambiental.

    Nesse número, trazemos ao conhecimento dos leitores os artigos que nasceram do último PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) das FIVJ. São cinco artigos preparados por acadêmicos, com a orientação de professores da Instituição.

    Compondo a primeira seção da Revista estão os artigos do último PIC: ASPECTOS JURÍDICOS DOS BRICS: UMA ABORDAGEM DA SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA (acadêmico Thiago Pires de Oliveira e professor José Luiz Oliveira de Paula); LEI SECA – AVANÇO OU RETROCESSO? (acadêmica Edwiges Consentino Pires e professora Cíntia Toledo Miranda Chaves); A INFLAÇAO NA ECONOMIA BRASILEIRA (acadêmicos Denis de Paula, Guilherme Fernandes de Souza, Melquisedeque Martins Fernandes e professora Gláucia de Paula Falco); MAPEAMENTO DOS PONTOS DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO IRREGULARES NA CIDADE DE JUIZ DE FORA (acadêmicas Lydia Dalamura Gomes e Marciléia Darc Campos e professora Cristiane Campos Toledo); UM ESTUDO SOBRE O MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR DA CIDADE DE JUIZ DE FORA (acadêmicas Aline Fernandes Almeida e Fabianna Indianna dos Reis e professora Patrícia Maia do Vale Horta).

    Na segunda seção da VIANNA SAPIENS apresentamos quatro artigos de alto nível, que enriquecem a Revista e reforçam o seu caráter multidisciplinar. São eles: SUJEITOS COLETIVOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PAPEL DAS ONGS AMBIENTALISTAS DE JUIZ DE FORA NO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – COMDEMA – JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS. (professores Audrey de Souza Coimbra e Adriano de Amorim Fernandes); POLUIÇÃO SONORA: ASPECTOS AMBIENTAIS E SAÚDE PÚBLICA (acadêmico Eustáquio Couto Penido, professores Jordan Henrique de Souza e Flávio Rocha Azevedo); ALIMENTOS GRAVÍDICOS: subsistência certa, justiça incerta. (Professora Vera Carmem de Ávila Dutra e acadêmicos Arthur Carvalho Reis, Carolina da Costa Oliveira Delgado, Danilo Ferreira Abreu, Gabriel Junqueira Campos, Karen de Oliveira Munhoz, Laíse Helena de Souza, Luana Lopes Soares, Marco Antônio Monteiro, Nathalia Kneipp C. de Oliveira, Ricardo Nocera Pires, Silas Rodrigues Ferreira, Tamires de Abreu Cosendey); ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO (Advogado Ricardo Ferraz Braida Lopes).

    Registramos nossa satisfação especial com a publicação do artigo “ALIMENTOS GRAVÍDICOS: subsistência certa, justiça incerta” . Ele é fruto de um grupo de estudos coordenado pela Professora Vera Carmem de Ávila Dutra e evidencia o interesse e o saudável envolvimento dos nossos acadêmicos.

    Encerramos essa breve apresentação agradecendo a fundamental colaboração dos professores pareceristas. Suas avaliações foram determinantes e todos se dispuseram a colaborar com boa vontade e atenção. A todos os pareceristas nosso muito obrigado.

    E, aos leitores da Revista Vianna Sapiens, bom proveito!

    Professor José Luiz Oliveira de Paula 
    Editor

  • Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2010
    v. 1 n. 2 (2010)

    Editorial


    Seguindo a sua proposta editorial, o segundo número da revista “Vianna Sapiens” apresenta artigos nas áreas de Direito, Economia e Ambiental.

    A primeira seção, “Artigo convidado” apresenta uma das principais preocupações da atualidade: a questão ambiental. A mais nova doutora do curso de Economia das Faculdades Integradas Vianna Júnior, profa. Gláucia Falco, discute no artigo “ Por que quantificar o meio ambiente”, os limites e possibilidades na valoração do meio ambiente, apresentando tentativas metodológicas para colocar em bases econômicas os recursos naturais.

    Na segunda seção, são apresentados três artigos da área de Direito que tratam de diversas temáticas. No primeiro artigo, a professora Lívia Barletta Giacomini faz uma análise da função social da propriedade e de sua progressividade a partir do IPTU. A seguir, o professor e mestrando Flávio Filgueiras Nunes discute a “Responsabilidade civil empresarial” refletindo as situações de aplicação. Para finalizar essa seção a bacharel em Direito Lucélia Aparecida de Lima Ferreira oferece uma comparação entre trabalho Ilícito e trabalho proibido, focalizando suas peculiaridades, semelhanças e diferenças.

    Os artigos do economista André Luiz Silveira Lopardi e do professor doutorando Marco Antônio S. Almeida, abrem a terceira seção, refletindo sobre a dinâmica da criminalidade na região metropolitana de Belo Horizonte e os municípios vizinhos utilizando a análise exploratória a partir da Econometria espacial. “A formação de cartéis e impactos econômicos” dos professores, Gláucia de Paula Falco; Frederico Azevedo Alvim Assis e Joyce Gonçalves Altaf Munck avaliam as conseqüências da formação de cartéis, envolvendo aumentos de preços, menos produtos ofertados, perda da eficiência de mercado e muitos prejuízos para os consumidores.

    A última seção, Rodrigo Vilani, Bacharel em Direito e Biologia e Doutor em Direito discute sobre “Os aspectos legais da auditoria ambiental” apresentando com base em leis estaduais vigentes, a tendência nacional de se adotar de forma obrigatória à realização da Auditoria Ambiental naquelas atividades causadoras de significativo impacto ambiental.

    Para finalizar agradecemos a valiosa contribuição dos parecistas a quem somos gratos pela disponibilidade e atenção com que avaliaram os textos. Aos leitores desejamos uma boa leitura.

    Professora Rachel Zacarias

  • Revista Vianna Sapiens - Edição Especial Outubro de 2010
    v. 1 n. Especial (2010)

    Editorial


    A revista “Vianna Sapiens” finaliza o ano de 2010, apresentando além do segundo número da revista, essa edição especial. Esta publicação apresenta artigos construídos a partir dos resultados dos trabalhos do “Programa de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Vianna Júnior” no período 2009-2010. Além disso, apresenta artigos frutos de monografias que foram indicadas para publicação de alunos do curso de Direito.

    A primeira seção da revista é dedicada aos artigos oriundos dos projetos de pesquisa e conta com os seguintes artigos: 1) “Qualidade no serviço de um shopping center por meio da aplicação da técnica servqual”, desenvolvido por Paula Lobato Armond e orientado pela professora Patrícia Maia do Vale Horta; 2)“Interpretação do art. 1.829, I do código civil de 2002, no tocante ao regime da comunhão parcial de bens” realizado pela aluna Maria da Glória Souza Lacerda, orientado pela professora Vera Carmem de Ávila Dutra; 3) “Indicadores emergéticos para valoração econômico-ecológica do sistema de produção de leite: estudo de caso”, organizado por Ana Caroline Silva Nogueira e Débora Costa Valentim, orientadas pela professora Elizabeth Nogueira Fernandes; 4) “Diagnóstico de área degradada por extração de saibro” desenvolvido por Kerline Maria da Silva sob orientação da professora Cristiane Campos Toledo; 5)“Mineração de opiniões de usuários na busca de conhecimento” organizado pelos alunos do curso de Sistemas para Internet, José Lourenço Machado Júnior e Derkian Afonso, orientados pela profesora Lúcia Helena Magalhães; 6 ) “Visão contemporânea do marketing empresarial integrado”, desenvolvido por Márcio Barroso de Almeida e orientado pelo professor Vitor Francisco Lovisi de Abreu.

    A segunda seção apresenta três artigos frutos de monografias indicadas para a publicação e apresenta os seguintes trabalhos: 1) “Direito do trabalho e crescimento econômico: relações e influências” de Amanda Mendes Daher Arbex; 2) “Direitos e conquistas da mulher: as várias formas de luta pela cidadania”, de Bruna Recker Lauro; 3) “ As recentes reformas do CPC em face à celeridade processual” de Conrado Rezende Freitas.

    Para finalizar parabenizamos a todos os alunos e professores que se dedicaram às pesquisas e a organização dos artigos. Oxalá que esse trabalho possa servir de inspiração para outros alunos e professores.

    Desejo a todos uma boa leitura.

    Professora Rachel Zacarias 

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2010
    v. 1 n. 1 (2010)

    EDITORIAL

    A proposta editorial da revista é publicar artigos originais que são submetidos e avaliados por pareceristas pertencentes ao Conselho Editorial da Revista e também artigos de professores renomados, especialmente convidados.


    Na primeira seção, são apresentados quatro artigos da área de Direito que tratam de assuntos diversos. O primeiro artigo, de Claudia Pereira Vaz Magalhães, se propõe a discutir questões relativas à aposentadoria espontânea do empregado. A seguir Sérgio Lopes Loures, reflete sobre a aplicação dos princípios jurídicos à luz do neoconstitucionalismo. O próximo texto, de Mirna Policarpo Pitteli, trata de um assunto polêmico no Direito que é a psicografia como meio de prova judicial e, para finalizar, Andrey Jabour apresenta uma discussão sobre a banalização do instituto do dano moral.

    Na segunda seção são apresentados os artigos na área de Economia e Administração. O artigo de Gláucia de Paula Falco apresenta o perfil econômico do consumidor residencial de energia elétrica no período entre 1994-2003. A seguir o trabalho elaborado por Fernando Ramos Lengler, Ricardo de Lima Caiubi Cruz e Alessandra de Linhares Jacobsen discorre sobre a possibilidade de captação de recursos pelo terceiro setor. O artigo na área de Administração - de Jose Luiz Trinta, Joyce Altaf, José Roberto Ribas e Irene R. Troccoli - apresenta uma pesquisa sobre o marketing e a moda.

    Na terceira seção são apresentados dois trabalhos nas áreas de Sistemas Para Internet e Gestão Ambiental. O primeiro artigo, de Emerson Augusto Priamo Moraes e Sandra Regina Holanda Mariano, trata dos principais modelos de governança de tecnologia da informação e, para finalizar, Vicente Paulo dos Santos Pinto e Rachel Zacarias discutem sobre determinações da crise ambiental na sociedade civil.

    Professora Rachel Zacarias

26-32 de 32