OS MEIOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Autores

  • Laís Botelho Oliveira Álvares

Palavras-chave:

MEIOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, PACIFICAÇÃO SOCIAL, MEDIAÇÃO.

Resumo

O presente trabalho faz uma análise dos Mecanismos Alternativos de Resolução de Conflitos como coadjuvantes ao acesso à justiça. A utilização desses métodos alternativos à jurisdição pode gerar duas consequências. A primeira seria uma maior qualidade na resolução dos conflitos, proporcionando às partes a possibilidade uma maior celeridade e participação no processo decisório. A segunda consequência seria o desafogamento do judiciário, a partir do pressuposto de que a organização judiciária brasileira, mesmo com a Emenda Constitucional nº 45 de 2004, ainda não está apta o suficiente para dar aos cidadãos uma resolução rápida e efetiva do processo, sendo assim, a utilização da via alternativa para a resolução de litígios é um meio capaz de ajudar às partes a atingirem a pacificação de seus conflitos da melhor maneira possível, inclusive com a possibilidade da participação das próprias partes no processo decisório. Desse modo, faremos um estudo da jurisdição e dos meios alternativos de resolução de conflitos, com ênfase na mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Botelho Oliveira Álvares

Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Júnior, pós-graduada em Direito Civil na Universidade Gama Filho, em Direito Público na Universidade Cândido Mendes e pós-graduanda em Direito Processual na Universidade Federal de Juiz de Fora. Advogada em Juiz de Fora (MG).

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Álvares, L. B. O. (2017). OS MEIOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. Revista Vianna Sapiens, 3(2), 24. Recuperado de https://viannasapiens.emnuvens.com.br/revista/article/view/74