Um resgate da construção de mercados das lives musicais no Brasil durante o período inicial da pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v15i2.996Palavras-chave:
Construção de Mercado, Práticas de Mercado, Mercado Musical, Lives Musicais, Covid-19Resumo
Este artigo busca resgatar os momentos iniciais da construção do mercado de lives musicais no Brasil durante a pandemia de COVID-19, sob a ótica dos Estudos de Mercado Construtivistas. Para isto, realizou-se um estudo exploratório-descritivo por meio de pesquisa documental e de dados secundários, os quais foram obtidos em reportagens veiculadas em mídias eletrônicas relacionadas ao tema no período inicial da pandemia. Os resultados demonstraram de que forma os atores realizaram práticas de representação (movimentações digitais; formatação do mercado; definição de patrocínios), de normatização (padronização de publicidade; regulamentação do consumo de produtos; regulação de política de direitos autorais) e de transação (arrecadação de doações, monetização e transações publicitárias) no contexto das lives musicais; ; estas viabilizadas, muitas vezes, por práticas estruturantes (ações publicitárias; utilização de dispositivos tecnológicos; criação de plataformas). Reconhece-se que as lives musicais tiveram um papel prepoderante para esse setor durante a pandemia de COVID-19, mas que novas práticas inerentes a mercado seriam necessárias para a sua estabilização e relevância na atualidade.
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