Administração estratégica aplicada ao setor varejista:

um estudo de caso no Bahamas

Authors

  • Leonardo Cezar Lopes
  • Karen Estefan Dutra

Keywords:

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA, EMPREENDEDORISMO, EMPRESA FAMILIAR.

Abstract

O varejo tem grande representatividade no contexto econômico do Brasil, além de ser responsável pela maior parte dos empregos gerados. Por isso a perenidade de empresas varejistas é de grande importância no contexto do país. Para que essas organizações obtenham uma boa performance, ganhem competitividade e consequentemente garantam sua sobrevivência é preciso pensar a frente. A administração estratégica é a ferramenta que irá auxiliar as empresas a atender esses fatores e a atingir resultados. O presente trabalho é um estudo sobre a administração estratégica e sua aplicação em uma empresa familiar varejista. Seus objetivos são mostrar a importância da administração estratégica, as vantagens e os benefícios que um planejamento estratégico pode trazer para uma organização familiar varejista, analisar sua aplicação e identificar os processos de elaboração do planejamento estratégico. Foi realizado um estudo de caso e através da pesquisa realizada por meio de entrevistas com funcionários do Supermercado Bahamas pôde-se perceber os benefícios gerados pelo planejamento estratégico na prática. A empresa aumentou significantemente seus resultados, expandiu para outras cidades, ganhou reconhecimento por parte de instituições e obteve melhorias internas de grande importância para sua gestão. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Cezar Lopes

lopes.leonardocezar@gmail.com

Karen Estefan Dutra

Faculdades Integradas Vianna Júnior - karen.estefan@gmail.com

Published

2017-11-21

How to Cite

Lopes, L. C., & Dutra, K. E. (2017). Administração estratégica aplicada ao setor varejista:: um estudo de caso no Bahamas. Revista Vianna Sapiens, 7(2), 29. Retrieved from https://viannasapiens.emnuvens.com.br/revista/article/view/206

Most read articles by the same author(s)