Pesquisa cliente oculto:

canais de comunicação e-commerce varejista

Authors

  • Ítalo Brener de Carvalho
  • Camila Lacerda
  • Juliano Borges

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v8i2.235

Keywords:

E-COMMERCE, TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Abstract

As transações comerciais eletrônicas são uma realidade presente na maior parte dos grandes varejistas nacionais, cada vez mais velozes e geralmente padronizando a operação de compra para obter o máximo de eficiência. Algumas vezes, o comprador sente a diferença das compras em lojas físicas e reclama que não há um canal de diálogo, onde possam tirar uma dúvida, perguntar sobre a entrega ou personalizar a compra. Surgem desse contexto sistemas eletrônicos desenhados para que sejam possíveis a alteração e a interação durante a negociação. O objetivo deste artigo é verificar quais são os canais de atendimento e de negociação ao cliente utilizados pelas cinco maiores empresas de varejo do Brasil. A metodologia utilizada para o estudo foi a técnica de cliente oculto, por meio de simulação de compras nos sites destas empresas. As principais conclusões desta investigação sinalizam a preocupação das empresas em disponibilizar em suas plataformas de e-commerce canais alternativos, que facilitam a comunicação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ítalo Brener de Carvalho

Doutorando em Administração, UFMG, Mestre em Administração Northumbria Univeristy, Inglaterra, Especialista em Gestão Empresarial, UFU. Bacharel em Administração. e-mail: ítalobrener@hotmail.com

Camila Lacerda

Bacharel em Administração - Faculdade de Minas, Faminas-BH. Graduanda em Gestão Pública –UFMG, Analista de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento - email: camila.lacerdinha@gmail.com

Juliano Borges

Bacharel em Administração - Faculdade de Minas, Faminas-BH. email: borges.j.b@hotmail.com

Published

2017-12-12

How to Cite

Carvalho, Ítalo B. de, Lacerda, C., & Borges, J. (2017). Pesquisa cliente oculto:: canais de comunicação e-commerce varejista. Revista Vianna Sapiens, 8(2), 20. https://doi.org/10.31994/rvs.v8i2.235