A importância do cargo de auxiliar de serviços básicos nas instituições de ensino
um estudo com escolas estaduais de Sarzedo – MG
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v15i1.980Keywords:
Auxiliar de Serviço Básico, Escola, Trabalho Estigmatizado.Abstract
O estudo abordou a relevância da categoria dos Auxiliares de Serviços Básicos (ASBs) nas instituições de ensino da rede estadual de Minas Gerais, no contexto dos trabalhos frequentemente estigmatizados que compõem a estrutura organizacional. Além disso, procurou-se identificar os níveis de satisfação dos profissionais no desempenho de suas funções por meio de métodos que incluíram observação, diálogo e anotações de campo. Analisou-se ainda o papel das distintas tarefas desempenhadas e a natureza das relações estabelecidas pelos trabalhadores dentro da escola. Este estudo investigou a percepção desses profissionais em relação ao seu trabalho, considerado por muitos membros da comunidade escolar como desvalorizado e desprovido de importância. Foi realizado um trabalho qualitativo de abordagem descritiva, que considerou as técnicas de observação, diálogo e anotações de campo com os Auxiliares de Serviços Básicos (ASBs) em três escolas da rede estadual em Sarzedo, região metropolitana de Belo Horizonte. O estudo adotou abordagem qualitativa para compreender suas experiências e os dados foram tratados pela técnica de análise de conteúdo. Foi possível perceber que através das pesquisas realizadas que os diversos trabalhos dos ASBs dentro da estrutura da organização do trabalho das instituições escolares públicas estaduais de Minas Gerais são de grande importância, pois depende deles para o funcionamento e manutenção do funcionamento da escola durante os três turnos do dia e os duzentos dias letivos do ano, colaborando assim para o desenvolvimento do aprendizado e desenvolvimento do estudante.
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