O poder do marketing digital

a influência das mídias sociais nos jovens de Juiz de Fora/MG

Autores

  • Loumar Barbosa Gonçalves Instituto Vianna Junior
  • Tatiana Dornelas de Oliveira Mendes Instituto Vianna Junior

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v15i1.991

Palavras-chave:

Marketing, Marketing digital, Redes sociais, Mídias sociais

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência das mídias sociais no público jovem da cidade de Juiz de Fora - MG. Para isso, foram estudadas as ferramentas de marketing e as redes sociais, como Instagram, Whatsapp, Twitter e Facebook, para atrair novos clientes, mantê-los e influenciar sua tomada de decisão na compra de produtos e serviços. O estudo também abordou diferentes tipos de marketing, o comportamento do cliente virtual e a pesquisa bibliográfica em temas relacionados ao marketing, com base em autores renomados nesta área. Em seguida, foi desenvolvido um questionário online para identificar os perfis dos consumidores, os ambientes de compra, as motivações e as preferências. A amostra da pesquisa foi composta por consumidores de diferentes faixas etárias, entre 14 e 30 anos, e a abordagem foi realizada por meio dos aplicativos WhatsApp e Microsoft Teams. Os resultados mostraram que o Instagram foi a rede social mais utilizada e que mais influenciou na tomada de decisão dos consumidores em relação à publicidade de produtos e serviços. Um ponto importante observado na pesquisa foi a dificuldade de aquisição de produtos devido a fraudes em canais de venda. Além disso, o preço e a qualidade do produto foram considerados aspectos essenciais na decisão de compra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSAD, Nancy. Marketing de Conteúdo. São Paulo: Grupo GEN, 2016. E-book. ISBN

E-book. ISBN 9788597007008. Disponível em:

<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597007008/>. Acesso em: 14 nov.

AVIS, Maria Carolina. Marketing digital baseado em dados: métricas e performance. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2021. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br.

Acesso em: 12 nov. 2023.

BELING, Fernanda, 10 pessoas com mais seguidores no Instagram em 2023. Disponível em:<https://www.oficinadanet.com.br/post/19182-10-perfis-mais-seguidos-no-instagram-nomundo> Acesso em: 12 Out. 2023.

MOREIRA, Bruna Outbound Marketing: entenda tudo sobre essa estratégia e como aplicar. Rockcontent, 2018. < https://rockcontent.com/br/blog/outbound-marketing/ > Acesso em: 14 Nov 2023.

CANAL TECH, Meta. Disponível em:< https://canaltech.com.br/empresa/meta/#:~:text=Meta%20%C3%A9%20a%20empresa%20co ntroladora,lan%C3%A7ada%20em%20fevereiro%20de%202004 > Acesso em: 11 Out 2023

CASAS, Alexandre Luzzi L. Marketing Digital. São Paulo: Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN

Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559771103/. Acesso em 05 Out 2023.

DESTINO NEGÓCIO, Redes sociais auxiliam na captação do cliente. Disponível em: < http://destinonegocio.com/br/negocios-online/redes-sociais-auxiliam-na-captacao-docliente/ >. Acesso em: 04 dez. 2022.

ECKER, A. Porque investir em mídias sociais. Disponível em: < https://administradores.com.br/artigos/por-que-investir-em-midias-sociais >. Acesso em: 05 Ago. 2023.

FERREIRA JUNIOR, Achiles Batista. AZEVEDO, Ney Queiroz de. Marketing digital: uma análise do mercado 3.0 1. ed. Curitiba: Intersaberes, Disponível em: 2015 Acesso em: 05 Out.

GALLOWAY, Scott. Os Quatro: Apple, Amazon, Facebook e Google. O segredo dos gigantes da tecnologia. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2019. E-book. ISBN 9788550817002. Disponível em:. Acesso em: 11 out. 2023.

GARCIA, Gabrielle. O que é metaverso? Veja significado e como entrar no universo virtual. Techtudo, 2023. <https://www.techtudo.com.br/listas/2023/03/o-que-e-metaversoveja-significado-e-como-entrar-no-universo-virtual-edsoftwares.ghtml> Acesso em: 10 de Out 2023

GREWAL, Dhruv. Marketing. Porto Alegre: Grupo A, 2016. E-book. ISBN 9788580555516. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580555516/>. Acesso em: 30 out. 2023.

HONORATO, Gilson. Conhecendo o marketing. São Paulo: Editora Manole, 2004. E-book.

ISBN 9788520438756. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520438756/. Acesso em: 14 nov. 2023.

KLEINA, Nilton. A história do Facebook, a maior rede social do mundo. Tecmundo, 2018. Disponível em: < https://www.tecmundo.com.br/mercado/132485-historia-facebook-maiorrede-social-domundo-video.htm> Acesso em: 05 Out. 2023.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2019. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 12 out.

Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora 2017. Trad. Pedro Elói Duarte. Acesso em: 12 Out 2023.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. M. Princípios de marketing. 15. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2014. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 30 out. 2023.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. M. Princípios de marketing. 18. ed. São Paulo: Grupo A, 2023. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 30 out. 2023.

PAIXÃO, Márcia Valéria. Pesquisa e planejamento de marketing e propaganda. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br.

Acesso em: 31 out. 2023.

MARQUES, Vasco. Redes Sociais 360. Portugal: Grupo Almedina (Portugal), 2020. E-book.

ISBN 9789896946555. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9789896946555/. Acesso em: 11 nov. 2023.

MARTINS, Luiza M. Twitter vai mudar de nome? Saiba o motivo do novo logo da rede social. Tech Tudo. 2023 <https://www.techtudo.com.br/noticias/2023/07/twitter-vai-mudarde-nome-saiba-o-motivo-do-novo-logo-da-rede-social-edsoftwares.ghtml.> Acesso em: 2023.

MELLO, Fabio. A diferença entre Marketing x Propaganda x Publicidade.

Administradores, 2019. Disponível em:<https://administradores.com.br/artigos/a-diferencaentre-marketing-x-propaganda-x-publicidade> Acesso em: 30 out. 2023

PAIXÃO, Márcia Valéria. Pesquisa e planejamento de marketing e propaganda. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br.

Acesso em: 31 out. 2023.

REZ, Rafael. O que é Marketing: conceito e definições. Nova escola de marketing, 2020. Disponível em: < https://novaescolademarketing.com.br/o-que-e-marketing-conceito-edefinicoes/> Acesso em: 09 Out 2023

ROSSI, Felipe. As Mídias Sociais: Um Estudo Comparativo de Casos sobre a Utilização do Facebook nas Empresas. Capivari, SP: FACECAP, 2012.

SAMPAIO, Daniel. O que é E-commerce? Tudo o que você precisa saber para ter uma loja virtual de sucesso! Rockcontent, 2019 Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/ecommerce-guia/> Acesso em:27 Out 2023.

SARAIVA, Piedley Macedo. Marketing Digital: A Utilização Das Mídias Sociais Como Um

Canal de Comunicação no Varejo de Moda de Barbalha-CE. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2019, vol.13, n.44, p. 486- 507. ISSN: 1981-1179.

TREVISAN, Nanci M.; ROCHA, Marcos Donizete A. Marketing nas midias sociais (Coleção Marketing nos Tempos Modernos). Rio de Janeiro: Editora Saraiva, 2020. Ebook. ISBN

Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788571440883/. Acesso em: 12 out. 2023.

VERGARA, Sylvia C. Métodos de Pesquisa em Administração, 6ª edição. Rio de Janeiro:

Grupo GEN, 2015. E-book. ISBN 9788522499052. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522499052/. Acesso em: 14 nov. 2023.

VOLPATO, Bruno. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023, com insights, ferramentas e materiais. Disponível em:< https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/> Acesso em 09 Out 2023

VOLPATO, Bruno. Tudo sobre Marketing: o que é, evolução, principais canais e tipos importantes. Disponível em <https://resultadosdigitais.com.br/marketing/marketing/#:~:text=Marketing%20%C3%A9%2

a%20arte%20de,lucrativos%20para%20ambas%20as%20partes. > Acesso em:27 Out 2023

WOOD, Marian B. Planejamento de Marketing. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. E-book.

ISBN 9788502629882. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502629882/. Acesso em: 31 out. 2023.

ZENONE, Luiz C. Fundamentos de Marketing de Relacionamento, 2ª edição. São Paulo:

Grupo GEN, 2017. E-book. ISBN 9788597013764. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597013764/. Acesso em: 10 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-02

Como Citar

Barbosa Gonçalves , L. ., & Dornelas de Oliveira Mendes, T. (2024). O poder do marketing digital: a influência das mídias sociais nos jovens de Juiz de Fora/MG. Revista Vianna Sapiens, 15(1), 22. https://doi.org/10.31994/rvs.v15i1.991