Da Tria Officia ao marketing holístico:

relações entre o marketing do século XXI e a retórica do século I A.C.

Autores

  • Kamila Guedes Zaiter
  • Luis Vinicius do Nascimento

Palavras-chave:

ORATÓRIA, CÍCERO, TRIA OFFICIA, COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING.

Resumo

Este texto faz um paralelo entre os estilos de retórica, com o objetivo de persuadir os ouvintes, de Marco Tulio Cícero, através da teoria da Tria Officia, e os fatores que influenciam no comportamento do consumidor contemporâneo. O método utilizado foi o de investigação bibliográfica, realizada em publicações de Cícero, em fragmentos de sua obra em trabalhos de outros autores e também em estudos de grandes pesquisadores em Administração de Marketing. Ao final desta pesquisa, podemos concluir que, a base das teorias que fundamentam o Marketing e o Comportamento do Consumidor contemporâneo, é a mesma sistematizada na Tria Officia, datada do século I a.C. Conclui-se que até os dias atuais três formas de persuasão do cliente são usadas em larga escala: a comoção, o convencimento ou o agrado, pilares da teoria de Cícero.

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Biografia do Autor

Kamila Guedes Zaiter

Gerente Geral de Franquia Oi Pra Negócios – Portal Telecom - kamilagzaiter@hotmail.com

Luis Vinicius do Nascimento

Docente do Instituto Vianna Júnior - luisnascimento@gmail.com

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Publicado

2017-11-21

Como Citar

Zaiter, K. G., & do Nascimento, L. V. (2017). Da Tria Officia ao marketing holístico:: relações entre o marketing do século XXI e a retórica do século I A.C. Revista Vianna Sapiens, 7(2), 29. Recuperado de https://viannasapiens.emnuvens.com.br/revista/article/view/205