Liberdade de expressão & democracia
uma análise sobre a relação mutualística entre uma garantia fundamental e o sistema político participativo.
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v13i1.821Palavras-chave:
Direitos fundamentais, Liberdade de expressão, DemocraciaResumo
O presente artigo busca estabelecer a reflexão a respeito da estrita relação existente entre o pleno exercício do direito fundamental à liberdade de expressão e o ideal democrático contemporâneo. Evidenciar-se-á o argumento de que a garantia fundamental à liberdade de expressão possui relação direta com o ideal democrático, de modo que a liberdade de expressão passa a ser vista como garantidora da Democracia, apresentando-se como um mecanismo de autogoverno na medida em que contribui para a formação da opinião popular sobre temas políticos, motivo pelo qual a defesa, a garantia e a promoção da liberdade de expressão, é portanto umas das razões pelas quais deve o Estado se fundamentar e orientar, sob pena de seguir outro rumo, desvirtuando-se em sua finalidade última e principal, que é a proteção da pessoa humana em sua totalidade. Para tanto, a metodologia utilizada para o seu desenvolvimento será a da pesquisa bibliográfica, permeada pelo levantamento de informações e conhecimentos acerca do tema debatido com o intuito de alocar essas discussões sobre o direito fundamental à liberdade de expressão e a marcha democrática, sempre com o intuito de expandir o debate sobre os temas a partir da evidenciação de informações correlatas existentes em diferentes materiais bibliográficos já publicados o que permitirá então concluir pela ocorrência de uma relação mutualística, ou seja, de dependência benéfica, entre o direito fundamental à liberdade de expressão e o fenômeno democrático.
Downloads
Referências
ALEXY, Robert. Teoría de los derechos fundamentales, Madrid, Centro de Estudios Constitucionales, 1993.
BITTAR, Carlos Alberto apud GODOY, Claudio Luiz Bueno de. A liberdade de imprensa e os direitos da personalidade. São Paulo: Atlas, 2015.
BRÖNING, Michael. The Sturdy House That Assad Built. The Foreign Affairs. Disponível em: https://www.foreignaffairs.com/articles/syria/2011-03-07/sturdy-house-assad-built. Acesso em 18 mai. 2020.
CAVALCANTI, Themistocles Brandão. Constituição Federal comentada. 2. ed. rev. e aum. Volume III. Rio de Janeiro: José Konfino Editor, 1952.
CHEQUER, Claudio. Liberdade de expressão como direito fundamental preferencial “prima facie”. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.
FIORILLO, Celso Antônio Pacheco; FERREIRA, Renata Marques. Liberdade de expressão e direito de resposta na Sociedade da informação. 1.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.
FISS, Owen M. A Ironia da liberdade de expressão: Estado, regulação e diversidade na esfera pública. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.
FRANKLIN, Mark N. The Dynamics of Electoral Participation. Average turnout in free elections to the lower house in 40 countries, 1961–1999. p. 32. Disponível em: https://citeseer.ist.psu.edu/myciteseer. Acesso em 14 mai. 2020.
MARTINS NETO, João dos Passos. Fundamentos da liberdade de expressão. Florianópolis: Insular, 2008.
MELLO, Rodrigo Gaspar. Liberdade de expressão, honra e censura judicial: uma defesa da incorporação da doutrina da malícia real ao direito brasileiro. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.
MILL, John Stuart. Utilitarismo; A liberdade. São Paulo: Martins Fontes; 2000.
OMMATI, José Emílio Medauar. Uma teoria dos Direitos Fundamentais. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.
PASKIN NETO, Max. O direito de ser rude: liberdade de expressão e imprensa. Curitiba: Bonijuris, 2015.
RIGAMONTE, Paulo Arthur Germano. Liberdade de expressão e humor: o exercício livre da comédia e a escalada judicial de processos na visão do STF. Paulo Arthur Germano Rigamonte, Daniel Barile da Silveira. Curitiba: Juruá, 2018.
RODRIGUES JUNIOR, Álvaro. Liberdade de expressão e liberdade de informação: limites e formas de controle. Curitiba: Juruá, 2009.
RUIN, Olof. O desenvolvimento do modelo sueco. Lua Nova, São Paulo, n. 24, p. 211-226, Sept. 1991. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451991000200011&lng=en&nrm=iso. Acesso em 14 Mai. 2020.
SHIFFRIN, Steven H.; CHOPER, Jesse H. The First Amendment – Cases – Comments – Questions, 2001.
STERN, Klaus. Das Staatsrecht der Bundesrepublik Deutschland. 2. ed. München: C.H. Beck, 1984.
STIFTUNG, Konrad Adenauer. Cinquenta anos de jurisprudência do Tribunal Constitucional Federal Alemão. 2005.
SUSTEIN, Cass R.. One case at a time. Judicial Minimalism on the Supreme Court. Cambridge: Harvard University; 2001.
WALKER, Christopher (Org.). Undermining democracy: 21st century authoritarians. New York: Freedom House, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Vianna Sapiens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.