ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES

UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Gláucia de Paula Falco
  • Joyce Gonçalves Altaf
  • Irene Raguenet Troccoli

Palavras-chave:

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, CRITÉRIOS AVALIATIVOS, ANÁLISE DE FATORES, AGRUPAMENTOS NATURAIS

Resumo

O objetivo deste trabalho foi encontrar os aspectos determinantes - entre os critérios utilizados pela CAPES para avaliar os programas de pós-graduação no país - que permitem distinguir os cursos classificados como excelentes daqueles classificados como regulares. Para tanto 17 indicadores foram considerados e 42 programas em Engenharia Elétrica serviram como estudo de caso. Para cumprir com a finalidade desta pesquisa, inicialmente, a técnica de análise de fatores foi empregada a fim de reduzir a dimensão do banco de dados e acabar com o problema da correlação entre as variáveis em uso. Desta forma, os 17 indicadores transformaram-se em três fatores que foram aplicados na avaliação dos programas. Em seguida, a análise de cluster permitiu colocar os 42 programas de pós-graduação investigados em dois grupos distintos. Essencialmente, a técnica de agrupamento dividiu os cursos entre aqueles que apresentam doutorado e aqueles que possuem apenas mestrado.

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Biografia do Autor

Gláucia de Paula Falco

Doutora em Engenharia Elétrica. Professora no Instituto Vianna Júnior e na Faculdade Machado Sobrinho

Joyce Gonçalves Altaf

Mestre em Administração de Empresas.Professora no Instituto Vianna Júnior e na Faculdade Machado Sobrinho.

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Publicado

2017-10-04

Como Citar

Falco, G. de P., Altaf, J. G., & Troccoli, I. R. (2017). ASPECTOS DETERMINANTES NA CLASSIFICAÇÃO CAPES: UMA ANÁLISE DE CLUSTER PARA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Vianna Sapiens, 4(1), 29. Recuperado de https://viannasapiens.emnuvens.com.br/revista/article/view/84

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