A MÁXIMA DA PONDERAÇÃO E A ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO

UMA TÉCNICA PARA A TOMADA DE DECISÕES PAUTADA NA EFICIÊNCIA

Autores

  • Anna Luiza Vitor de Morais
  • Gustavo Rocha Martins

Palavras-chave:

COLISÃO DE PRINCÍPIOS, ANÁLISE ECONÔMICA, EFICIÊNCIA

Resumo

Com o presente estudo pretende-se fazer uma abordagem da colisão de princípios, assunto esse que vem despertando o interesse da mais moderna doutrina, sob uma nova perspectiva, qual seja, a Análise Econômica do Direito. Essa nova forma de estudar o direito o faz sob a ótica de conceitos e de teorias econômicas que, aplicadas aos institutos jurídicos, buscam soluções para a otimização dos mesmos. Neste diapasão, objetiva-se aqui propor uma adição de critérios oriundos da ciência econômica ao princípio da ponderação, solução atualmente utilizada para o deslinde de conflitos de princípios e direitos fundamentais, a fim de dotar de maior objetividade as decisões judiciais garantindo uma maior efetivação dos direitos e garantias constitucionalmente assegurados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Luiza Vitor de Morais

Graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Júnior

Gustavo Rocha Martins

Mestrando em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Pós-graduado em Direito Processual Constitucional pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor de Direito Constitucional e Processo Constitucional das Faculdades Integradas Vianna Júnior.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Morais, A. L. V. de, & Martins, G. R. (2017). A MÁXIMA DA PONDERAÇÃO E A ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO: UMA TÉCNICA PARA A TOMADA DE DECISÕES PAUTADA NA EFICIÊNCIA. Revista Vianna Sapiens, 4(2), 29. Recuperado de https://viannasapiens.emnuvens.com.br/revista/article/view/91