A alternativa de carreiras empreendedoras para um grupo de universitários de administração

Authors

  • Frederico Azevedo Alvim Assis https://orcid.org/0000-0002-4292-555X
  • Ana Clara Cabral Bedeschi Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Hugo Oliveira de Faria Faculdades Integradas Vianna Júnior

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v11i1.670

Keywords:

carreira empreendedora

Abstract

A partir do ideal de que profissionais recém-formados nas áreas de Gestão possam se revelar aptos a criarem e lançarem novos negócios, gerando trabalho e renda, este estudo consistiu em explorar e conhecer opiniões de 30 estudantes universitários de Administração, matriculados em uma faculdade particular, em Juiz de Fora (MG). Por meio das análises de conteúdo do que relataram em entrevistas, foi possível observar que, embora o estudo do Empreendedorismo seja indispensável para a formação de administradores, ainda se revela necessário promover maior credibilidade à alternativa de se desenvolver habilidades empreendedoras. Para tanto, é imprescindível propor métodos de aprendizagem com abordagens e práticas que se configuram além das tradicionais perspectivas adotadas no ensino de capacidades empreendedoras. Sugere-se, assim, ênfases sobre como os aprendizes percebem suas próprias competências e autoeficácia, bem como o que analisam das realizações de outros empreendedores. Infere-se tais proposições com base nas análises das respostas dos entrevistados que se apresentaram dispostos à ideia de empreenderem e aplicarem, num possível próprio negócio, os conhecimentos adquiridos na graduação (inclusive alguns cogitam se tornarem consultores na área de Gestão). Com isso, a realização desta pesquisa viabilizou levantar novos questionamentos sobre como melhor estimular futuros administradores a considerarem a proposta de projeções às carreiras empreendedoras.

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Published

2020-05-08

How to Cite

Azevedo Alvim Assis , F. ., Cabral Bedeschi, A. C., & Oliveira de Faria, H. (2020). A alternativa de carreiras empreendedoras para um grupo de universitários de administração. Revista Vianna Sapiens, 11(1), 25. https://doi.org/10.31994/rvs.v11i1.670