Vol. 16 No. 2 (2025): Revista Vianna Sapiens - julho a dezembro de 2025

É com imensa satisfação e um misto de emoção e gratidão que apresento a vocês esta edição da Revista Vianna Sapiens (RVS) das Faculdades Integradas Vianna Júnior (FIVJ). Esta publicação não apenas celebra a excelência contínua em pesquisa nas áreas de Direito e Administração, que há 16 anos a consolida como um periódico de referência na região, mas também marca um momento de transição de grande significado.

Este número marca a minha despedida como Editora Chefe, após 15 anos à frente da revista que tive a honra de fundar. Esta é a minha última apresentação editorial. É um momento de profunda emoção, pois encerro meu ciclo profissional nas Faculdades Integradas Vianna Júnior, culminando com a minha aposentadoria após 45 anos dedicados ao magistério.

Olho para trás com a convicção de que a RVS atingiu o patamar de credibilidade e rigor científico que sempre foram marcas da FIVJ, e isso se deve à colaboração incansável de todos que participaram desta jornada: autores, pareceristas, a equipe editorial e a secretária da revista, Diana Marcatti. Este trabalho, ao longo destas 15 edições, é um legado que deixo ao Vianna Júnior. Minha gratidão é imensurável.

Mantendo o nosso compromisso com a vanguarda do conhecimento, esta edição apresenta um conjunto de artigos que refletem a complexidade e as transformações do cenário contemporâneo, abordando temas de grande relevância e atualidade.

Na seção de ADMINISTRAÇÃO, destacam-se estudos sobre o Relacionamento entre Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação e Empresas e a complexidade dos “Greenfield Investments” na gestão da cadeia de suprimentos. A edição também aprofunda a discussão sobre o fator humano e a inclusão no ambiente de trabalho, com artigos que analisam a Diversidade para quem envelhece (trabalhadores 50+) sob uma abordagem interseccional e a relação entre Neurodiversidade e a Psicodinâmica do Trabalho. O campo do marketing também é explorado com a análise do Grid de marcas e marketing na Fórmula 1.

Na seção de DIREITO, a Inteligência Artificial é tema central em duas abordagens cruciais: uma sobre Inteligência artificial e jurisdição constitucional e outra sobre o monitoramento de processos judiciais e a advocacia pública. Outros artigos abordam questões sociais contemporâneas como a Nomofobia na ótica dos futuros profissionais de direito e o debate entre Lei da Anistia e impunidade à luz dos direitos humanos. Por fim, a temática processual penal é contemplada com o artigo que discute a valorização racional da palavra da vítima nos crimes sexuais.

Desejo a todos uma excelente leitura!

Professora Doutora Rachel Zacarias

 Editora Chefe

Published: 2025-11-24

Artigos Administração

Artigos Direito