Análise reflexiva da percepção de profissionais de publicidade sobre seu processo laboral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v12i2.802

Palavras-chave:

Processo laboral; Mercado de trabalho; Profissionais de Publicidade.

Resumo

O mercado de publicidade e propaganda representa um dos setores da indústria criativa, que se destaca pelo uso intensivo de inteligência e criatividade. O ambiente de acirrada competição entre os agentes econômicos materializa-se entre os colaboradores organizacionais, sob a forma de competição, pressão pelos resultados, controle de produtividade, tensionando as relações sociais. Com o intuito de contribuir para o tema em tela, foi realizada a pesquisa, com o delineamento metodológico de levantamento de campo, com seis profissionais de publicidade e propaganda, que trabalham em diversas organizações do setor, na cidade de Porto Alegre, visando evidenciar as características do processo de trabalho. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas em profundidade, com perguntas que emergiram da revisão teórica, sendo divididas em três categorias de análise, a saber, (i) rotinas de trabalho; (ii) sentido do trabalho e (iii) trabalhador criativo no contexto atual de mercado. Os resultados da pesquisa evidenciaram a crescente precarização do ambiente de trabalho, pressão pelos resultados, jornadas de trabalho exaustivas e tempo exíguo para a produção de qualidade.

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Biografia do Autor

Taís Bitencourt Valente, universidade Feevale

mestre em indústria criativa

doutoranda em comunicação social

Mary Sandra Guerra Ashton, universidade Feevale

doutora em comunicação social

docente permanente do mestrado profissional em indústria criativa

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Schreiber, D., Bitencourt Valente, T., & Guerra Ashton, M. S. (2021). Análise reflexiva da percepção de profissionais de publicidade sobre seu processo laboral. Revista Vianna Sapiens, 12(2), 29. https://doi.org/10.31994/rvs.v12i2.802