Marketing e desenvolvimento

as contribuições do marketing de lugares para impulsionar a atratividade e o crescimento de um pequeno município do RS

Autores

  • Ariosto Sparemberger UNIJUÍ
  • Claudio Edilberto Höfler
  • Cristian Sparemberger UFSC
  • Rúbia Andressa Rothe

Palavras-chave:

Marketing de lugares, Desenvolvimento, Município.

Resumo

Este artigo analisa as contribuições do marketing de lugares no desenvolvimento de um pequeno município no interior do Rio Grande do Sul. Lugares afastados dos grandes centros urbanos e com baixa densidade populacional enfrentam dificuldades, especialmente no desenvolvimento econômico, comprometendo a oferta de serviços e infraestrutura, essenciais para a qualidade de vida dos residentes. Estudos desses locais são importantes, pois seus resultados podem ajudar gestores públicos a tomar decisões mais assertivas. Os dados foram coletados de uma amostra de moradores e analisaram-se informações sobre marketing de lugares e desenvolvimento. Os resultados indicam que o município adota estratégias de marketing de lugares e possui fatores favoráveis ao crescimento, sustentado no agronegócio, gerando atratividade. Contudo, o estudo identificou aspectos desfavoráveis ao crescimento, relacionados à oferta de serviços e infraestrutura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariosto Sparemberger, UNIJUÍ

Doutor em Adeministração. Professor pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. e´-mail: ariosto@unijui.edu.br

Claudio Edilberto Höfler

Doutor em Administração. Eixo Gestão e Negócios - Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa.

Rúbia Andressa Rothe

Administradora - Sicoob Oestecredi.

Referências

ALMEIDA, Giovana Goretti Feijó de; ENGEL, Vonia. A cidade-mercadoria e o marketing urbano na (re)construção. Rev. Bras. Estud. Urbanos Reg. (online), Recife, v.19, n.1, p.89-105, jan.-abr. 2017.

ALMEIDA, Magalia Gloger dos Santos et al. Desenvolvimento do Território: Marketing de Cidades. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 9. Ano 02, Vol. 03. pp 37-50, Dezembro de 2017. ISSN:2448-0959.

BANDEIRA, P. Participação, articulação de atores sociais e desenvolvimento regional. In: Texto para discussão, n. 630. Brasília: Ipea, 1999.

BARQUERO, Antonio Vázques. Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Porto Alegre: FEE/UFRGS, 2001.

CHURCHILL Jr., G. A. Marketing research: Methodological Foundation. Orlando, FL: The Dryden Press, 1995.

COOPER. C. Turismo, princípios e práticas. Porto Alegre: Bookman, 2001.

DALLABRIDA, Valdir Roque. Desenvolvimento regional: por que algumas regiões se desenvolvem e outras não? Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2010.

ELIZAGARATE, Victoria de. Marketing de Ciudades. Editora Pirámide, Madrid, 2003.

FISCHER, T. (Org.). Gestão do desenvolvimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador: Casa da Qualidade, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

GUERREIRO, M. M. M. Um contributo para o estudo da imagem das cidades enquanto destinos turísticos – O caso das cidades capitais europeias da cultura 2010. Faro. Universidade do Algarve, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cidades e Estados: Santo Cristo. 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rs/santo-cristo.html. Acesso em: 10 out. 2022.

KOTLER, Philip; GERTNER, David; REIN, Irving; HAIDER, Donald. Marketing de lugares: Como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

KOTLER, Philip; HAIDER, Donald H.; REIN, Irving. Marketing Places - Attracting Investiment, Industry and Tourism to Cities, Sates and Nations, Free Press, Nova Iorque, 1993.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MENDES, Ana Lopes. Marketing Territorial Aplicado à alteração da Imagem do Bairro do Pica-Pau Amarelo. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2006.

MINCIOTTI, Sílvio Augusto; SILVA, Edson Coutinho. Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região. Revista Turismo – Visão e Ação, v. 13, n. 3, p. 329-346, 2011.

MINTZBERG, Henry; QUINN, J.B. O Processo da estratégia. 3.ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001.

OLIVEIRA, Sílvio L. de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa. São Paulo: Pioneira, 1997.

RICHERS, Raimar. Marketing: uma visão brasileira. São Paulo: Negócio, 2000.

SIEDENBERG, Dieter R. Dicionário do desenvolvimento regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2006.

SILVA, Edna L. da; MENEZES, Estera M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Rev. Atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

TENÓRIO, F.G. (Org.). Cidadania e desenvolvimento local. Rio de Janeiro: FGV; Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1998.

Downloads

Publicado

2024-08-02

Como Citar

Sparemberger, A., Höfler, C. E., Sparemberger, C., & Rothe, R. A. (2024). Marketing e desenvolvimento: as contribuições do marketing de lugares para impulsionar a atratividade e o crescimento de um pequeno município do RS. Revista Vianna Sapiens, 15(1), 24. Recuperado de https://viannasapiens.emnuvens.com.br/revista/article/view/995