Disciplina Filosofia do Direito
Reflexos no cotidiano do bacharelando em Direito em uma Instituição de Ensino Superior privada em Natal/RN
DOI:
https://doi.org/10.31994/rvs.v15i1.968Palavras-chave:
Filosofia do Direito. Graduação em Direito. Estudante de Direito.Resumo
Resumo: O objetivo do paper foi compreender a percepção dos estudantes de Direito (semestre 2022.2) de uma Instituição de Ensino Superior de Natal/RN, sobre os reflexos dos estudos ocorridos na disciplina de Filosofia do Direito em seu cotidiano, quanto às repercussões em sua formação como bacharelando, na seara profissional e no âmbito de sua formação humanista, enquanto cidadão, detentor de Direito subjetivo e um operador da dinâmica jurisdicional em diversas searas sociais. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, por meio de aplicação de questionário, via Google docs, com dois blocos de questões cuja socialização se deu pelas redes sociais, por meio da técnica bola de neve, tendo um retorno de 82 respondentes. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram que a Disciplina de Filosofia de Direito vem contribuindo para a formação do estudante emancipador na interpretação da norma, inclusive para uma visão do mesmo enquanto um gestor de carreira jurídica, já que este concebe a necessidade de compreender o Direito para além do conteúdo da norma positiva, como algo complexo, e que tem no homem sua razão de existir, e para este, possui a finalidade de mediar as relações sociais. Conclui-se que a gestão da disciplina tem contribuído para o desenvolvimento de uma postura reflexiva e de visão crítica quanto a pluralidade na compreensão e aplicação do Direito, para além da sua positivação.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n.º 2, de 19 de abril de 2021.Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=181301-rces002-21&category_slug=abril-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 maio 2022.
MAURARO, Celia Cristina. A formação do professor de Direito. Âmbito Jurídico, Rio Grande, n. 73. 2006. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7256. Acesso dia 24 agosto 2022. ISSN: 1518-0360.
SAMPAIO, M. ÂNGELA DA C. L. F.; SAMPAIO FILHO, M. C.; ALMEIDA, L. I. DE. Pedagogia Da Inovação na Formação do Bacharel Em Direito: Paradoxos e Fragilidades. Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, v. 22, n. 42, p. 211-232, 4 maio 2022.
COSTA, B. R. L. Bola de Neve Virtual: O Uso das Redes Sociais Virtuais no Processo de Coleta de Dados de uma Pesquisa Científica. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, [S. l.], v. 7, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24649. Acesso em: 24 ago. 2022.
RODRIGUES, H. W. Ensino jurídico: para que(m)?. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2000. 164
FREITAS FILHO, Roberto. As normas abertas e o método do ensino jurídico. In: GHIRARDI, José Garcez; FEFERBAUM, Marina. (Coords). Ensino do Direito em Debate. São Paulo: Direito GV, 2013.
ALTOÉ, Rafael; DOMINGUES, Ricardo Alves. A ética e o ensino jurídico: a importância dos conteúdos éticos para o direito e seu papel na recuperação da crise do ensino jurídico. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, v. 1, n. 1, p. 70-85, 2015.
BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. O ensino da Filosofia do Direito: história, legislação e tradição na cultura jurídica brasileira. Anuário ABEDI, v. 4, p. 125-166, 2006.
COMPARATO, Fábio Konder. O Direito como Parte da Ética. In:______. O que é Filosofia. Barueri: Manole, 2004.
OLIVEIRA, Tiago Brene; SANFELICE, Ana Karina Andrade Alves. A importância do ensino da filosofia na formação dos profissionais do direito. Revista Direito e Liberdade, Natal, v. 16, n. 2, p. 176-192, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Vianna Sapiens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.