v. 10 n. 2 (2019): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2019

Prezados(as)  leitores(as)

 

É com muita alegria que encerramos o primeiro decênio da Revista Vianna Sapiens com a apresentação de mais uma edição, com excelentes pesquisas oriundas, na sua maior parte, de estudos do mestrado e doutorado, não só da região da Zona da Mata Mineira, mas também com trabalhos oriundos do Nordeste e Sul do país.

 Estudar, pesquisar e publicar é um dos desafios para aquelas pessoas que se dedicam horas, dias e anos se capacitando na área acadêmica. Entendemos que a  publicação cumpre um papel muito importante nesta tríade, pois possibilita não só o reconhecimento dos autores, um posicionamento no mercado - como diz o ditado “Publish or perish”: “Publique ou pereça” - mas contribui, principalmente, para uma  reflexão crítica de  tantos desafios contemporâneos que vivemos, dando “luz” à uma nova sociabilidade.

Nesse sentido, os artigos aqui apresentados cumprem muito bem este intento. Na seção de Administração são apresentados nove artigos que tratam de diversos temas como educação financeira, narrativas sobre a sobrevivência no trabalho, estudo bibliométirico sobre Ecoinovação, tomada de decisão, a conciliação entre maternidade e carreira e, por fim, um estudo sobre uma proposta metodológica  de gerenciamento de projetos aplicável às empresas juniores.

Na seção de Direito, são apresentados oito trabalhos que também primam pela discussão de assuntos importantes e relevantes para o campo do Direito e da sociedade como, política de cotas, os empecilhos para o exercício da democracia, a regulação da publicidade, o direito à educação inclusiva, problemas de detentas transexuais, questões relativas ao Direito do Consumidor e a síndrome da alienação parental.

Para finalizar, convidamos a todos os interessados nestas questões para a leitura dos trabalhos. Além disso, reiteramos e expressamos um agradecimento especial para todos os envolvidos na organização de uma publicação, os autores, os editores de seção, a secretária e aos avaliadores, que realizam um trabalho tão importante e qualificado!  Nosso reconhecimento e gratidão!

 

Desejamos à todos uma boa leitura e até a próxima edição!

Prof. Dra. Rachel Zacarias

Editora chefe

Publicado: 2019-10-31

Artigos Administração

Artigos Direito