A neurodiversidade e a psicodinâmica do trabalho:

uma revisão da literatura

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v16i2.1052

Keywords:

neurodivergência, sentidos do trabalho, prazer e sofrimento

Abstract

O diagnóstico de neurodiversidade constitui parte central da identidade de pessoas neurodivergentes, enquanto o trabalho representa o espaço social de expressão e pertencimento. Este artigo realiza uma revisão da literatura sobre psicodinâmica do trabalho e neurodiversidade, com o objetivo de analisar a produção acadêmica acerca das vivências de indivíduos neurodivergentes no contexto laboral. De caráter qualitativo e exploratório-descritivo, a pesquisa utilizou as bases Scopus, Scielo e Spell, nas quais foram identificados poucos estudos nacionais sobre o tema. A ausência de produções que relacionem neurodiversidade e trabalho evidencia uma lacuna teórica significativa no Brasil. Apesar do aumento dos diagnósticos de neurodivergência, observa-se escassa atenção científica à inserção desses sujeitos no mundo laboral. Considerando o potencial singular da neurodiversidade, o ambiente de trabalho mostra-se um espaço relevante para valorização dessas características e para o avanço de estudos que promovam inclusão e reconhecimento.

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Author Biographies

Isabelle Carla Marques Guedes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Administração com foco em Estudos Organizacionais pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança Organizacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduada em Administração pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus Barbacena (IFMG). É professora de administração no instituto Vianna Júnior e substituta na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É membro do corpo docente e núcleo docente estruturante da GI Educação. Atua como consultora na área da Administração e Gestão de Pessoas. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pessoas e Organizações (GEPPO). Atuou como professora voluntária no Núcleo de Gestão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas -Campus Juiz de Fora. É Editora na área de Administração da Revista Científica Vianna Sapiens. Possui artigos apresentados e publicados em congressos e periódicos, principalmente na área de Administração e Gestão de Pessoas. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas- Campus Barbacena, sendo premiada por obter a melhor nota na categoria apresentação de pôsteres/graduação no IX Simpósio de Pesquisa e Inovação do IF Sudeste MG Campus Barbacena.

Débora Vargas Ferreira Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2008) e doutorado em Administração pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) (2019). Atualmente é Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Gestão Estratégia da UFRRJ na linha de pesquisa Gestão Estratégica de Pessoas. Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Administração da UFJF na linha de pesquisa Gestão, Tecnologia e Processos organizacionais. Professora adjunta da Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ campus Três Rios), das disciplinas da Gestão de Pessoas. Professora do MBA em Gestão de Pessoas da UFJF. Atuou como chefe de departamento do DCAS, campus Três Rios de junho de 2017 a agosto de 2021 e também como Gerente de Recrutamento, Seleção e Treinamento de multinacional do segmento de energia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Estratégica de Pessoas Organizações (Diretório do CNPq). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pessoas e Organizações (GEPPO - UFJF) (Diretório do CNPq) e Líder da linha de pesquisa de Relações de Trabalho e Subjetividade nas Organizações (GEEPO). Líder do tema Estudos Críticos em Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho na divisão de Gestão de Pessoas da ANPAD. Estuda Psicanálise na Instituição Núcleo de Leitura em Psicanálise. Pesquisa na área de Gestão de Pessoas, Trabalho e Subjetividade. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas. 

Victor Cláudio Paradela Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (EBAPE/RJ) e Especialista em Formação de Recursos Humanos para o Ensino a Distância (Universidade Castelo Branco - RJ). Trabalhou como analista e gestor na administração pública direta e indireta. Atuou como empresário, Diretor Administrativo, gerente e consultor em organizações públicas e privadas. É professor de cursos de graduação e pós-graduação desde 1992. Atualmente é professor Associado da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), exercendo o cargo de Chefe do Departamento de Ciências Administrativas (CAD) e liderando o Grupo de Estudos e Pesquisas em Pessoas e Organizações (GEPPO). Como professor, atua nas graduações em Administração e em Administração Pública, no Mestrado Acadêmico em Administração, no Mestrado profissional em Administração Pública e no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Publicou 12 livros, sendo 8 como autor ou coautor e 4 como organizador, além de 32 capítulos de livro e dezenas de artigos em periódicos científicos. Tem como principais áreas de interesse Gestão de Pessoas; Administração Pública e Gestão Educacional.

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Published

2025-11-24

How to Cite

Carla Marques Guedes, I., Vargas Ferreira Costa, D., & Cláudio Paradela Ferreira, V. (2025). A neurodiversidade e a psicodinâmica do trabalho:: uma revisão da literatura . Revista Vianna Sapiens, 16(2), 21. https://doi.org/10.31994/rvs.v16i2.1052

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