O encarceramento feminino e seus impactos na maternidade

Authors

  • Almir Santos Reis Junior Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Clara da Silva Cohn Universidade Estadual de Maringá
  • Gilciane Allen Baretta Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v15i1.975

Keywords:

Maternidade;, cárcere, Convivência Familiar, filhos

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo geral apresentar a realidade do encarceramento feminino no Brasil, demonstrando as condições, peculiaridades, características e necessidades do gênero feminino no cárcere. Após um panorama geral acerca da mulher presa, pretende-se fazer uma abordagem sobre a problemática do exercício da maternidade no ambiente prisional, no sentido de discutir as particularidades da mãe ou gestante presa e seus filhos. O método empregado foi o hipotético-dedutivo que consistiu na elaboração da problemática e a criação de hipóteses para serem falseadas durante a pesquisa, por meio da técnica de pesquisa doutrinária, jurisprudencial e legal sobre a temática. Ao final, concluiu-se que o contraste existente entre o direito à convivência familiar, a privação da liberdade e a realidade vivenciada no cárcere é totalmente distante dos direitos e garantias assegurados principalmente pela Constituição Federal, Regras de Bangkok, Lei de Execução Penal e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Clara da Silva Cohn, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Advogada no Paraná.

Gilciane Allen Baretta, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá; Docente efetiva da Universidade Estadual de Maringá; Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

References

ANGOTTI, Bruna. Entre as Leis da Ciência, do Estado e de Deus: o surgimento dos presídios femininos no Brasil. 2. ed. rev. San Miguel de Tucumán: Universidad Nacional de Tucumán. Instituto de Investigaciones Históricas Leoni Pinto, 2018.

AZAMBUJA, Maria Regina Fay. Os bebês filhos de mães que cumprem pena privativa de liberdade. Revista Gênero & Direito da Universidade Federal da Paraíba. Paraíba, v. 2, n. 1, 2013.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Regras Mínimas para o Tratamento de Reclusos. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos-humanos-e-politica-externa/RegMinTratRec.html>. Acesso em: 08 jul 2019.

CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Regras de Bangkok: Regras das Nações Unidas para o Tratamento de Mulheres Presas e Medidas Não Privativas de Liberdade para Mulheres Infratoras. Conselho Nacional de Justiça, Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, Conselho Nacional de Justiça. 1. ed. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2016a.

CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Regras de Mandela: Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Presos. Conselho Nacional de Justiça, Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, Conselho Nacional de Justiça. 1. ed. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2016b.

CNPCP disciplina situação de filhos de mulheres encarceradas. Disponível em: <http://www.ibccrim.org.br/noticia/13345-Resolucao-do-CNPCP-disciplina-situacao-de-filhos-de-mulheres-encarceradas>. Acesso em: 13 set. 2019.

COLUCCI, Camila Fernanda Pinsinato. Princípio do Melhor Interesse da Criança: Construção Teórica e aplicação prática no direito brasileiro. Dissertação (Mestrado em Direito Civil) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

FURTADO, Antonia Gomes; MORAIS, Klenia Souza Barbosa; CANINI, Raffaella. O direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes: construção histórica no Brasil. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/23712>. Acesso em: 12 set. 2019.

GRECO, Rogério. Sistema Penitenciário: colapso atual e soluções alternativas. Rio de Janeiro: Impetus, 2015.

INFOPEM Mulheres. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional. Levantamento nacional de informações penitenciárias. INFOPEN Mulheres. 2. ed. Brasília, DF, 2018.

OLIVEIRA, Emilene Figueireido; TEIXEIRA, Maria Cristina. O Direito Fundamental das presidiárias e seus filhos ao aleitamento materno. Revista do Curso de Direito da Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo. v. 11, n. 11, 2014.

PAGANINI, Júlia; BORGES, Cristiane Kunert dos Santos. As Condições Físicas que a Lei de Execução Penal estabelece para a permanência do filho junto à mãe reclusa: uma análise à luz do princípio da prioridade absoluta. Disponível em: <http://periodicos.unesc.net/AnaisDirH/article/view/4628/4225>. Acesso em: 08 set. 2019.

PIMENTEL, Elaine. O lado oculto das prisões femininas: representações dos sentimentos em torno do crime e da pena. Revista Latitude da Universidade Federal de Alagoas. Alagoas, v. 7, n. 2, 2013.

RAMOS, Alice Maria Santos. Cárcere e infância: o direito das crianças de mães encarceradas/ Alice Maria Santos Ramos. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

ROSSATO, Luciano Alves. Estatuto da criança e do adolescente: comentado artigo por artigo. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

SANTOS, Andréia Mesquita; SOUZA, Aldi José; OLIVEIRA, Laís Gema Baltar de; GOMES, Simone Aparecida Aramaki. Substituição da prisão preventiva ou provisória para prisão domiciliar das gestantes ou mães de filhos menores de 12 anos. Revista do Curso de Direito Brazcubas, v. 2, n. 1, 2018.

STELLA, Claudia. Filhos de Mulheres Presas: soluções e impasses para o seus desenvolvimentos. São Paulo: LCTE, 2006.

THOMAS, Amanda Batista; RIBAS, Luísa Willers; BIRCK, Maura. Os Filhos do Cárcere: a Situação das Crianças que Vivem em Estabelecimento Penal Feminino em Virtude da Pena Privativa de Liberdade Cumprida pela Mãe. Re(pensando) Direito, Revista do Curso de Graduação em Direito da Faculdade CNEC Santo Ângelo/RS, v. 07, n. 14, jul./dez 2017.

VAZZOLER; Anna Cláudia Pardini. (Coord.) Dar à luz na sombra: condições atuais e possibilidades futuras para o exercício da maternidade por mulheres em situação de prisão. Brasília: IPEA, 2015.

VIEIRA, Cláudia Maria Carvalho do Amaral; VERONESE, Josiane Rose Petry. Crianças encarceradas: a proteção integral da criança na execução penal feminina da pena privativa de liberdade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

Published

2024-08-02

How to Cite

Santos Reis Junior, A., da Silva Cohn, A. C., & Allen Baretta, G. (2024). O encarceramento feminino e seus impactos na maternidade . Revista Vianna Sapiens, 15(1), 28. https://doi.org/10.31994/rvs.v15i1.975