Lei Geral de Proteção de Dados em empresas de pequeno porte

uma discussão sobre o contexto do Marketing

Autores

  • Elisângela de Oliveira Briganon https://orcid.org/0009-0000-6632-4022
  • Barbara Regina Lopes Costa FATEC/SP
  • Richard Medeiros Araujo UFRN

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v15i1.984

Palavras-chave:

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING., INTERNET, EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Resumo

Resumo: A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma legislação brasileira para proteger a privacidade e a segurança dos dados das pessoas físicas e jurídicas. Ela estabelece direitos dos titulares, como acesso e exclusão das informações, e impõe obrigações às empresas, de adotar medidas de segurança. O descumprimento pode resultar em multas e penalidades. O Marco Civil da Internet é outra lei brasileira que aborda a neutralidade da rede, liberdade de expressão e privacidade, exigindo que os provedores protejam os dados dos usuários. Por sua vez, a visibilidade de dados e a segurança são essenciais nas redes sociais, exigindo transparência no tratamento das informações e medidas de proteção contra ameaças. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar o cumprimento da LGPD por empresas de pequeno porte, especialmente no que se refere à segurança dos dados e o uso de dados de clientes (pessoa natural), para fins de marketing nas redes sociais. Para tal foi realizada uma pesquisa exploratória quantitativa, abordando aspectos como o conhecimento da lei pelos empreendedores e as práticas de uso de dados e de marketing nas redes sociais. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados com auxílio da visualização de gráficos. A amostra é composta por gestores e empreendedores da cidade de Indaiatuba. Os resultados revelam que apenas 17% das empresas informam, em cláusula contratual, o termo de usar dados do cliente para divulgação, 40% das empresas fazem backup dos dados dos clientes e que as empresas de pequeno porte estão diante de mais um desafio para o cumprimento da LGPD.

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Biografia do Autor

Elisângela de Oliveira Briganon, https://orcid.org/0009-0000-6632-4022

Tecnóloga em Gestão de Serviços pela FATEC Indaiatuba.

Barbara Regina Lopes Costa , FATEC/SP

Possui graduação em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela Universidade Santa Cecília (1998), graduação em Administração pela Faculdade Santa Bárbara (2016), mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2005) e doutorado em Administração - Universidad de la Empresa (2016). Professora de Graduação e Pós-graduação. Empreendedora. Tem experiência na área de Gestão e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: inep, mec, marketing, redes sociais virtuais e comportamento do consumidor.

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

Briganon, E. de O. . ., Lopes Costa , B. R. ., & Araujo, R. M. (2024). Lei Geral de Proteção de Dados em empresas de pequeno porte: uma discussão sobre o contexto do Marketing . Revista Vianna Sapiens, 15(1), 23. https://doi.org/10.31994/rvs.v15i1.984