Estratégias de alta performance

análise do posicionamento de JOEL JOTA como referência no segmento

Authors

  • Leocádia Andréia Taglieber Universidade Feevale
  • Simone Carvalho da Rosa Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale https://orcid.org/0000-0001-9125-9832

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v16i1.1013

Keywords:

Estratégia digital, Marketing de Conteúdo, Marketing de Influência, Primal Branding

Abstract

O aumento do uso da internet e dos recursos digitais fez com que as marcas e influenciadores investissem cada vez mais no ambiente digital. Neste cenário, observa-se um crescimento da concorrência e um desafio cada vez maior de se tornar relevante no seu mercado de atuação. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar e analisar as estratégias digitais utilizadas por Joel Jota que o fazem ser percebido como referência no segmento de alta performance. Para tal finalidade, adotou-se como metodologia a pesquisa Aplicada, Exploratória, com abordagem Qualitativa. Para cumprir com os resultados esperados, utilizou-se de procedimentos técnicos como a pesquisa Bibliográfica e Documental por meio do Estudo de Caso do influencer Joel Jota. A análise revela que o influenciador se utiliza de diversas estratégias de marketing para se posicionar como autoridade no segmento de alta performance. Entre as principais, destacam-se o marketing de conteúdo, o marketing de influência, o Primal Branding, a consistência, a atenção às tendências, a autenticidade e o lifestyle da vida real. Ademais, utiliza-se da frequência e da criação de conteúdo personalizado para cada plataforma, visando maior engajamento e visibilidade. Por fim, observa-se que Joel Jota é um bom comunicador, o que pode ter influência sobre os resultados obtidos nas ações digitais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leocádia Andréia Taglieber, Universidade Feevale

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Simone Carvalho da Rosa, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, mestra em Indústria Criativa, bacharela em Publicidade e Propaganda. Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: simonecr@feevale.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0700-6731.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador Editorial na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832, Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855.

References

ALENCAR, J. A. de. Marketing Digital: o efeito do conteúdo de mídia social e a popularidade das marcas no Facebook. 1 ed. Curitiba, Appris, 2021. 137 p.

AMA – American Marketing Association. (2017). Definitions of Marketing. Disponível em: https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/ . Acesso em: 20 mai. 2024.

ARCANGELI, C. Joel Jota: como ser um atleta de alta performance no seu negócio. Publicado em: 8 de setembro de 2023. Disponível em: https://exame.com/colunistas/empreender-liberta/joel-jota-como-ser-um-atleta-de-alta-performance-no-seu-negocio/. Acesso em: 26 ago. 2024

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004. 223 p.

CENP - Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário. Painel 2023 – Jan a Dez – 336 Agência (274 matrizes e 62 filiais). 2024. Disponível em: https://cenpmeios.cenp.com.br/cenp-meio/. Acesso em: 01 mai. 2024.

CGI.BR - Comite Gestor da Internet do Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2023. 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/domicilios/2023/domicilios/A4/. Acesso em: 01 mai. 2024

CRUVINEL, F. O que é primal branding: 7 elementos + exemplos práticos. 2021. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/o-que-%C3%A9-primal-branding-7-elementos-exemplos-pr%C3%A1ticos-cruvinel/ Acesso em: 21 jun. 2024.

DATAREPORTAL. Digital 2024 Global Overview Report: the essential guide to the world’s connected behaviours. 2024. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-global-overview-report. Acesso em: 01 mai. 2024.

G4EDUCACAO. Alta performance e vida familiar: insights de Joel Jota, ex-nadador da Seleção Brasileira. Publicado em 26/08/2022. Disponível em: https://g4educacao.com/blog/extremos-by-g4-insights-com-joel-jota-ex-nadador-selecao-brasileira-empresario-escritor-best-seller. Acesso em: 01 nov. 2024

GABRIEL, M. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 1o ed. São Paulo: Novatec, 2010. 34 p.

GARGIONI, A. Quem é Joel Jota? Conheça o empresário de sucesso e ex-atleta da seleção brasileira. Publicado em: 25 de outubro de 2023. Disponível em: https://v4company.com/blog/biografia/joel-jota. Acesso em: 26 ago. 2024.

GRANATA, G.; SCOZZESE, G. (2019). The Actions of e-Branding and Content Marketing to Improve Consumer Relationships. European Scientific Journal, vol. 15, n 1. Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/330939050_The_Actions_of_e-Branding_and_Content_Marketing_to_Improve_Consumer_Relationships. Acesso em: 07 jun. 2024.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4º ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

HANLON, P. Primal Branding. 1 ed. Nova Iorque: Simon & Schuster, 2006. 257 p.

JEHNIFFER, J. Joel Jota: biografia, carreira e a história que você não conhecia. Publicado em: 22 de julho de 2021. Disponível em: https://investidorsardinha.r7.com/biografias/joel-jota-quem-e-biografia/. Acesso em: 26 ago. 2024.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 18o. ed. Porto Alegre: Bookman, 2023. 800 p.

LIMA, M. Shark Tank Brasil: Joel Jota, formado pela Unisanta, é jurado fixo do programa. Publicado em: 02 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://noticias.unisanta.br/talentos/joel-jota-shark-tank-brasil. Acesso em: 26 ago. 2024.

MINDMINERS E YOUPIX. Quem te influencia? A relação dos brasileiros com influenciadores digitais. 2021. Disponível em: https://mindminers.com/blog/quem-te-influencia-2023/#:~:text=No%20estudo%20que%20realizamos%20em,sobre%20as%20decis%C3%B5es%20de%20consumo Acesso em: 21 jun. 2024.

MOGNON, M. Consumo de podcasts no Brasil cresce 67% em 2019, aponta pesquisa. 2019. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/internet/146951-consumo-podcasts-brasil-cresce-67-2019-aponta-pesquisa.htm Acesso em: 03 jun. 2024.

PARKER, G. G.; ALSTYNE, M. W. V.; CHOUDARY, S. P. Plataforma: a Revolução da Estratégia. 1ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 376 p.

PEÇANHA, V. O que é Marketing Digital? Tudo sobre o conceito, como fazer e começar sua estratégia de Marketing Online em 2024. Publicado em: 25 de novembro de 2020. Disponível em https://rockcontent.com/br/blog/marketing-digital/. Acesso em: 01 abr. 2024.

PICANÇO, J. Saiba quem é Joel Jota, nomeado mentor da delegação olímpica brasileira. Publicado em: 18 de abril de 2024. Disponível em: https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/esportes/saiba-quem-e-joel-jota-nomeado-mentor-da-delegacao-olimpica. Acesso em: 26 ago. 2024.

PINTO, M. V. Marketing de Influência: Uma Estratégia Duradoura ou Uma “Trend” Passada à História?. 2024. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/5671/3201. Acesso em: 21 jun. 2024.

PRINCE, B. Podcasts: The Potential and Possibilities. American Sociological Association, vol. 48, n. 4, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0092055X20959837. Acesso em: 03 jun. 2024.

PULIZZI, J. Marketing de Conteúdo Épico. 1 ed. São Paulo, DVS Editora, 2016. 352 p.

REINO, L. S. A. Redes Sociais e Marketing Digital, o Caso do Firula’s Café. 2010. Disponível em: http://bocc.ufp.pt/pag/reino-lucas-redes-sociais-e-marketing-digital.pdf. Acesso em: 20 mai. 2024.

REZ, R. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. 1 ed. São Paulo: DVS, 2017. 400 p.

SEBASTIÃO, S. P.; VIEGAS, L. Plataformas digitais enquanto fontes de informação: o caso Comunidade Cultura e Arte. Media & Jornalismo, v. 21, n. 38, p. 161-184, 2021.Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/8645. Acesso em: 02 abr. 2024

SIQUEIRA, A. Marketing de Conteúdo. Resultados Digitais. Publicado em: 20 de junho de 2024. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/marketing/o-que-e-marketing-de-conteudo/. Acesso em: 02 abr. 2024.

SRNICEK, N. Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017. 171 p.

SOUZA, I. de. O que é Marketing de Influência e como ele pode ajudar a sua estratégia digital? Rockcontent. Publicado em: 23 agosto de 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-influencia/. Acesso em: 21 jun. 2024

SULZ, P. O guia completo de Redes Sociais: saiba tudo sobre as plataformas de mídias sociais! Rockcontent, 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/tudo-sobre-redes-sociais/ Acesso em: 31 mar. 2024.

TERRA, R. Instagram Marketing: Como criar marcas vencedoras através da rede social mais importante do mundo. 1 ed. São Paulo, DVS Editora. 2021. 288 p.

TURCATO, B. Joel Jota: Uma Trajetória Brilhante No Marketing Digital. 2024. Disponível em: https://jmgestao.com/joel-jota-uma-trajetoria-brilhante-no-marketing-digital/. Acesso em: 26 ago. 2024.

VIEIRA, N. Shark Tank Brasil: Joel Jota é o novo jurado do programa. Publicado em: 15 de setembro de 2023. Disponível em: https://www.otempo.com.br/entretenimento/shark-tank-brasil-joel-jota-e-o-novo-jurado-do-programa-1.3234931. Acesso em: 26 ago. 2024.

Published

2025-06-03

How to Cite

Taglieber, L. A., Rosa, S. C. da, & Barth, M. (2025). Estratégias de alta performance: análise do posicionamento de JOEL JOTA como referência no segmento. Revista Vianna Sapiens, 16(1), 31. https://doi.org/10.31994/rvs.v16i1.1013