Grid de marcas e marketing:

a construção de identidade na Fórmula 1 e a estreia da Audi

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v16i2.1040

Keywords:

Marcas, Marketing, Identidade, Fórmula 1

Abstract

A comunicação e o relacionamento entre as equipes de Fórmula 1 e seus públicos são fundamentais para o posicionamento das marcas no universo do automobilismo. Oferecer aos fãs canais de interação e acesso a informações é uma forma de estreitar vínculos e fortalecer a imagem das equipes. Este trabalho tem como tema, portanto, a análise do posicionamento de marcas na Fórmula 1, com base em três eixos principais: a própria categoria esportiva, a identidade de marca e o posicionamento no mercado. A fundamentação teórica articula conceitos de design, marketing digital, marketing esportivo e construção de marca. A pesquisa possui caráter exploratório e foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, pesquisa eletrônica e coleta de dados com dois grupos: apreciadores do esporte e pessoas com pouco conhecimento sobre a categoria. Os resultados evidenciam que a construção de uma identidade visual sólida é essencial para o reconhecimento e fortalecimento das equipes. Mais do que o design do carro, a identidade visual deve se expressar de forma consistente em todos os elementos que compõem a equipe (como trajes, uniformes e materiais de comunicação), contribuindo para a percepção e o engajamento do público nas plataformas digitais.

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Author Biographies

Vinicius Bischoff, Universidade Feevale

Bacharel em Design pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Juan Felipe Almada, Universidade Feevale

Doutor e mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, bacharel em Design. Professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: juan.fa@feevale.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3805-1332. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8037274497452479.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador Editorial na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832, Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855.

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Published

2025-11-24

How to Cite

Bischoff, V., Almada, J. F., & Barth, M. (2025). Grid de marcas e marketing:: a construção de identidade na Fórmula 1 e a estreia da Audi. Revista Vianna Sapiens, 16(2), 23. https://doi.org/10.31994/rvs.v16i2.1040

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