Criatividade e educação empreendedora

uma revisão bibliométrica

Authors

  • Marina Fritz Universidade Feevale
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale
  • Maria Cristina Bohnenberger Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v13i2.907

Keywords:

EMPREENDEDORISMO, BIBLIOMETRIA, CRIATIVIDADE, INDÚSTRIA CRIATIVA

Abstract

Esse estudo tem como objetivo analisar a produção acadêmica nas áreas da educação, da criatividade e do empreendedorismo. A partir da revisão teórica sobre os temas, questionou-se o que vêm sendo publicado sobre a relação entre criatividade, empreendedorismo e educação nos últimos anos no ambiente acadêmico. O presente estudo é caracterizado como descritivo, feito através de uma análise de Revisão Bibliométrica. Utilizou-se, para isso, a base de dados Scopus, sem restrições de anos ou idiomas. Durante a coleta de dados, chegou-se a um total de 29 artigos e, a partir da leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 16 artigos para análise. Após, identificou-se a predominância de estudos com a temática em um destaque qualitativo, com foco em análises de literatura. As conclusões reforçam a importância de uma educação voltada para a criatividade, com o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marina Fritz, Universidade Feevale

Mestranda em Administração e mestranda em Psicologia pela Universidade Feevale. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda. Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: maxrs@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2038-8191 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6886286484926003

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855  

Maria Cristina Bohnenberger, Universidade Feevale

Doutora em Economia de la Empresa pela Universitat de les Illes Balears (Espanha), mestra em Administração pela PUC (RJ), bacharela em Administração pela Unisinos (RS).

References

AMABILE, Teresa M. Creativity and Innovation in Organizations. Harvard Business School Publishing, 1996.

BERGLUND, Henrik; WENNBERG, Karl. Creativity among entrepreneurship students: comparing engineering and business education Int. J. Cont. Engineering Education and Lifelong Learning, v. 16, n. 5, p. 366–379, 2006.

CABALLERO-GARCIA, Presentación A.; TORTAJADA, Esmeralda Guillén;

MARTÍNEZ, Mª Pilar Jiménez. Creativity, entrepreneurship and happiness: Ingredients for a High Education change. In: World Multi-Conference on Systemics, Cybernetics and Informatics, 2017, Florida. Proceedings of The 21st World Multi-Conference on Systemics, Cybernetics and Informatics. Florida: International Institute ofInformatics and Systemics, 2017, p. 318–322. Disponível em:

https://globaleducationforum.org/wp-content/uploads/2021/10/DOC-6_Creativityentrepreneurship-and-happiness-Ingredients-for-a-High-Education-change.pdf, acesso em 08 de agosto de 2022.

DORNELAS, José. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. Empreende. 7. ed. São Paulo: Empreende, 2021.

FERRAZ, Robson Paulo Ribeiro et al. Empreendedorismo Corporativo em Organizações Públicas: um Estudo em uma Universidade Pública. In: XXXVIII Encontro ANPAD, 2014, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Adminisração, 2014, p. 116. Disponível em:

http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/73/2014_EnANPAD_APB275.pdf Acesso em 08 de agosto de 2022.

GARNICA, Gabriel Rodriguez. Educación informal en emprendimiento y creatividad en escuelas innovadoras. Opción, v. 12, p. 425-443, 2016.

GUNDRYA, Lisa K., OFSTEINB, Lauren F., KICKUL, Jill R. Seeing around corners: How creativity skills in entrepreneurship education influence innovation in business. The International Journal of Management Education, v. 12, p. 529-538, 2014.

GUOJIN, Chen. Study on the Education Plan of the Creativity, Innovation and Entrepreneurship Ability in University Students. Springer-Verlag Berlin Heidelberg, p. 305–311, 2011.

HAMIDI, Daniel Yar; WENNBERG, Karl; BERGLUND, Henrik. Education Creativity in entrepreneurship education. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 15, n. 2, p. 304–320, 2008.

HENNESSEY, Beth A.; AMABILE, Teresa M. Creativity. Annu. Rev. Psychol, v. 61, p. 569-598, 2010.

HISRICH, Robert. D.; PETERS, Michael. P.; SHEPHERD, Dean. A.

Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

LOVATO, Fabrício Luís et al. Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, p. 154-171, 2018.

MORAIS, Maria de Fátima; MIRANDA, Lúcia C. Práticas Criativas em Sala de Aula e a Criatividade dos Docentes: Estudo Exploratório no Ensino Básico. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 19, n. 3, p. 6176, 2021.

MOSES, Chinonye Love et al. Organizational culture and creativity in entrepreneurship education: A study of secondary education in Nigeria. Research Journal of Applied Sciences, v. 11, n. 8, p. 586–591, 2016.

NASIRU, Abdullahi; KEAT, Ooi Yeng; BHATTI, Muhammad Awais. Influence of perceived university support, perceived effective entrepreneurship education, perceived creativity disposition, entrepreneurial passion for inventing and founding on entrepreneurial intention. Mediterranean Journal of Social Sciences, v. 06, n. 3, p. 88-95, mai. 2015.

NEVOA, Antonio. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: Instituto Anísio Teixeira, 2022. 112 p.

RADOVIĆ-MARKOVIĆ, Mirjana; VUČEKOVIĆ, Miloš; NIKITOVIĆ, Zorana; Lapčević, Goran; Learner creativity among entrepreneurship students in higher education through e-learning. International Journal of Entrepreneurship, v. 24, n. 5, p. 0107, 2020.

RAGHUNATH, Nilanjan; KORONIS, Georgios; SILVA, Arlindo. Creativity, entrepreneurship, innovation, leadership and professional motivations: Comparing design students in different levels of undergraduate education. In: IEEE International Conference on Teaching, Assessment and Learning for Engineering (TALE), 2020. Proceedings of IEEE TALE 2020 – An International Conference on Engineering, Technology and Education. Institute of Electrical and Electronics Engineers, 2020, p. 77-82. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9368467. Acesso em 08 de agosto de 2022.

SHU, Yu; HO, Shin-Jia; HUANG, Tien-Chi. The Development of a SustainabilityOriented Creativity, Innovation, and Entrepreneurship Education Framework: A Perspective Study. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 01-07, 2020.

SIMONTON, Dean Keith. Creativity: Cognitive, Personal, Developmental, and Social Aspects. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 151-158, 2000.

SOARES, Sandro Vieira; PICOLLI, ícaro Roberto Azevedo; CASAGRANDE, Jacir Leonir. Pesquisa bibliográfica, pesquisa bibliométrica, artigo de revisão e ensaio teórico em administração e contabilidade. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 308-399, 2018.

TANTAWY, Maha et al. Bringing creativity back to entrepreneurship education: Creative self-efficacy, creative process engagement, and entrepreneurial intentions.

Journal of Business Venturing Insights, v. 15, p. 01-08, 2021.

TURNBULL, Andrew; GORDON, Robert. Business Creativity–Innovating European Entrepreneurship Education. Journal of Small Business and Entrepreneurship, v. 24, n. 1, p. 139–150, 2011.

VRANCKX, Bart. Creativity as a history of the present in belgian education: from "new and appropriate" to "entrepreneurship" (1950-2013). Knowledge Cultures, v. 2, n. 3, p. 25-49, 2014.

WANGA, Chengchum; MUNDORF, Norbert; SANZARULO-MCGUIDAN. Entrepreneurship education enhances entrepreneurial creativity: The mediating role of entrepreneurial inspiration. The International Journal of Management Education, v. 20, p. 01-11, 2022.

WENG, Xiaojing, CHIU, Thomas K. F., TSANG, Cheung Chun. Promoting student creativity and entrepreneurship through real-world problem-based maker education. Thinking Skills and Creativity, v. 45, p. 01-16, mai. 2022.

Published

2022-11-10

How to Cite

Fritz, M. ., Pinheiro, C. M. P., Barth, M., & Bohnenberger, M. C. . (2022). Criatividade e educação empreendedora: uma revisão bibliométrica. Revista Vianna Sapiens, 13(2), 26. https://doi.org/10.31994/rvs.v13i2.907